sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mildred Pierce


Depois de uma série de longos e extenuantes anos a aguentar todo o tipo de crimes estrambólicos em CSI e séries afins, eis que a Fox Life apresenta duas séries deliciosas: «Mildred Pierce» e «Downton Abbey». Um aplauso, por favor!

A primeira é particularmente fantástica e conta-nos a vida de uma mulher que, na época da grande depressão americana, luta para reestruturar a vida após a separação. A Kate Winslet está fenomenal e é uma força da natureza na pele da mãe de família Mildred Pierce.

A segunda série, «Downton Abbey», parece retirada de um romance de Jane Austen, embora decorra no início do século XX. Com o naufrágio do Titanic, uma família bastante endinheirada perde os herdeiros masculinos que receberiam, pela morte do patriarca, um vasto legado. Partindo desse problema, a família vai procurar soluções e essa busca acaba por nos colocar diante dos olhos uma realidade que hoje parece estranha: aquela que deserdava as filhas porque só os homens, ainda que parentes mais afastados, podiam herdar. Simultaneamente vemos os contrastes entre a vida dos «senhores» e a vida dos «criados» (componentes de um verdadeiro mundo paralelo dentro da mansão) que, não raras vezes, sabem mais do que seria suposto sobre os segredos dos patrões.

Duas séries premiadas e muito boas, capazes de nos fazer esquecer as repetitivas séries policiais que durante uns dez longos anos nos invadiram a televisão. Já estava farta de gente morta e de detectives geniais, pá!

1 comentário:

  1. Já tinha ouvido falar da segunda e tinha vontade de ver... Agora fiquei com vontade de ver as duas! :)

    ResponderEliminar