quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dia de Acção de Graças versus Greve Geral


Diz que hoje é Dia de Acção de Graças nos Estados Unidos e eu pus-me para aqui a pensar que seria muito lindo se essa tradição norte-americana fosse copiada aqui pelo nosso país. Calma, que a menina justifica! Ora, se se copiou uma coisa como o Halloween, com o seu camadão de bruxas e de doces ou travessuras, não era muito mais catita importar esta mesa farta, cheia de coisinhas apetitosas e que só de serem vistas deixam uma pessoa aflita?

É que, vejamos, nós não somos lá muito bons nisso do Halloween. Parece que o nosso Dia das Bruxas é um parente pobre e muitíssimo esfarrapado do original americano. Aliás, vendo algumas reportagens sobre as festas que se fazem na noite de 31 de Outubro, cheira-me tudo bastante àquele acontecimento pretensamente exotérico que se realiza em Vilar de Perdizes todos os anos. Não temos talento para esses terrores, não adianta. Deixemos, pois, o Halloween para os americanos que sabem bem o que fazem e que têm toda a indústria do cinema de Hollywood a dar-lhes ideias para fatos e para personagens a reproduzir.

Contudo, o Dia de Acção de Graças é daqueles feriados que se eu não soubesse que é de origem americana, diria que poderia perfeitamente ter raízes lusitanas. É que encher uma mesa de comida e juntar toda a gente à sua volta a enfardar como se no dia seguinte fosse chegar o apocalipse parece-me bem uma coisa que nós, portugueses, faríamos. E note-se que não o digo com qualquer sentido pejorativo, mas sim precisamente com o sentido oposto. É que se há gente boa a organizar festas que envolvem toneladas de paparoca boa e de depois passar dias a comer os restos, esses somos nós.

Além disso, o Dia de Acção de Graças (ou o Dia-Fujam-Perús-Que-Eles-Vêm-Aí) decorre praticamente a um mês do Natal e eu acho que a nós caía-nos bem uma festarola dessas por estes dias, como que para inaugurar o marcador das festas de final de ano. Desde a Páscoa, que já foi há demasiado tempo para eu me lembrar do mês, que não temos uma comezaina das boas, daquelas em que a maior parte do país pára para enfardar e isso entristece uma pessoa.

Por isso gostava muito que este dia 24 de Novembro de 2011 fosse, em vez de dia de Greve Geral, Dia de Acção de Graças. Sempre era mais giro parar Portugal para comer uma suculenta coxa de perú do que para isto... que no fundo é nada.

1 comentário:

  1. Confesso que apesar de ter adorado a experiência, que vivi pela primeira vez este ano, a comida era um bocado má... Ou melhor, era muito diferente do que estamos habituados e assentava numa combinação que não me agrada de todo, a mistura salgado(perú)/doce(todos os acompanhamentos desde as batatas, ao recheio passando pelo molho).
    Valeu pena experiência!

    ResponderEliminar