domingo, 29 de janeiro de 2012

A sério??! Mas é mesmo a sério?!

Ao que parece, a boa da Fnac fez uma campanha publicitária muitíssimo infeliz em que propõe ao cliente que troque Os Maias pela Meyer (leia-se a senhora que escreveu a #%&"?$ saga conhecida como Crepúsculo). A ideia é a de que troquemos os nossos livros que já não queremos por vales de cinco euros em compras na loja. Ou seja, a ideia até nem é má, mas, senhores, que péssima forma de a anunciar! Se contrataram alguém que vos inventasse uma boa forma de a publicitar, este é o momento de se arrependerem. Então propõem aos clientes que troquem um dos maiores clássicos literários portugueses de sempre por um monte de páginas que borrifam vampiradas para a direita e para a esquerda? E ainda que aquilo fosse bom, a sério? Estão a falar a sério? Trocar, isto é, deixar de ter um dos textos maiores de Eça ali na estante para passar a ter um bestseller com meia dúzia de anos? É brincadeirinha, não é? Já agora por que não trocar o Dom Quixote de la Mancha pela Bíblia do Benfica? Ou, quem sabe, a Madame Bovary pelo manual de instruções da varinha mágica? Hum? É pouco? Então e se for a Madame Bovary pelo manual e um saco de laranjas da baía? Ou O Monte dos Vendavais por um folheto da farmácia sobre doenças sexualmente transmissíveis? Ou então, já sei, a Anna Karenina por um rolo de papel de embrulho que sobrou do Natal e meio pãozinho com queijo?

A sério, minha gente, ajudem lá o trabalho daqueles que se matam para enfiar na cabeça dos miúdos que os clássicos são maravilhosos e que eles não devem deixar de os ler porque é ali que estão as bases para os outros livros. Já bem nos chegam os muitos que acham que qualquer literatura light é boa para os miúdos porque o que importa é ler, independentemente do livro que seja. E é certinho que com publicidades destas não vamos mesmo a ladinho nenhum.

4 comentários:

  1. Realmente, não vi a publicidade, mas essa associação parece-me um bocado infeliz... (no entanto temho a dizer que a bíblia do Benfica é com certeza uma obra gloriosa! Hehe)

    ResponderEliminar
  2. Já retiraram a publicidade, felizmente... A minha querida Fnac deu um tiro gigantesco no pé, e andam os senhores da publicidade a ganhar salários de quatro dígitos para isto... Ainda por cima na minha secção! Que vergonha.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem, Jaime. E esta semana lá vou eu com alguns livros que moram cá por casa indevidamente. Acho que vou precisar de um carrinho de mão para os levar. Espero que haja vales suficientes para mim!!!

    ResponderEliminar
  4. Até se me doeu o coração quando vi... imaginei que fosses gostar de saber XD

    ResponderEliminar