quinta-feira, 28 de junho de 2012

Prioridades

Gostei bastante deste texto publicado no blogue «Horas Extraordinárias». Haverá a hipótese de alguém que adora os livros e a leitura ter livros a mais? Frequentemente ouvimos as censuras dos outros que dizem «Mais livros?», «Já tens tantos, mas ainda queres mais?» ou ainda «Para que compras mais livros?», no entanto continuamos a arranjar mais e mais e mais e mais. São muitos os que param na estante sem terem sido lidos e aos poucos sobe também o número de volumes que já lemos. O tempo que levamos a comprar é muito inferior ao que levamos a ler e, por isso, é muito normal que a pilha de volumes não lidos cresça até ao tecto. Mas o que fazer? Todos os dias saem novos títulos, mensalmente as editoras publicam ou reeditam textos de autores de que gostamos muito, sejam eles clássicos ou não, e portanto, para quem leva isto da leitura a sério e pode gastar uns tostões em livros, é natural que o número de volumes seja cada vez maior, e, consequentemente, que aumente também a quantidade de livros que temos por ler. E é este número que geralmente salta à vista dos outros.

Felizmente, quem gosta efectivamente de ler e de ter novos livros não liga um chavo ao que os outros dizem. E ainda bem porque se o mercado livreiro já não está famoso, ficaria certamente muito pior se fizéssemos o que os outros apregoam. Gasto dinheiro em livros, que gasto, mas não compro biquínis de sessenta euros. Afinal, isto vai sendo sempre uma questão de prioridades...

2 comentários:

  1. eu confesso que livros não gasto muito dinheiro, prefiro ir à biblioteca e ir trazendo um para casa de vez em quando, também gosto de receber livros. :) eu compreendo mesmo é um vicio bom =)

    mas já me respondeste a uma curiosidade, se vocês lêem os livros todos, probavelmnete não, é impossível, mas lêem todos os dias certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, aNa. Eu leio todos os dias, mesmo quando tenho trabalho até às orelhas. Acho que é o que vai ajudando a manter a sanidade mental. Por exemplo: não sou capaz de adormecer à noite sem ler nem que seja uma página. Não sei o que é não andar a ler um livro. Não vou a lado nenhum sem um livro na mala e frequentemente, como até ontem, ando a ler mais do que um ao mesmo tempo. Não li ainda tudo o que tenho em casa para ler, que é imenso. E provavelmente não vou chegar a ler tudo porque vão sempre surgindo coisinhas novas que também queremos conhecer e a missão torna-se complicada. Mas admito que me esforço muito por, a cada ano, dar um bom avanço nas leituras. Este ano, por exemplo, já li perto de vinte livros. Se mantiver o ritmo, lerei uns quarenta em 2012. Not bad. :P

      Eliminar