quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Vícios

Hoje percebi em que medida estão os meus alunos mais jovens viciados em computadores e até tremi. Quando miúdos de dez anos aproveitam a ligeira abertura de uma porta para se enfiarem dentro da sala de informática à socapa, enquanto lá dentro decorre uma prova, fica-se com a noção exacta de que alguma coisa está muito errada e que tem de mudar. Gostar de jogar é uma coisa. Almoçar a correr e passar todos os dez minutos livres a reiniciar computadores para retomar jogos em standby já me vai parecendo doentio.
 
Mas mais: se é isto o que fazem na escola, onde existem mais crianças com quem brincar e outras actividades com que se podem entreter, será isto o que farão em casa, sem que ninguém os modere. É doentio! Talvez vos seja difícil imaginar, mas eu assisto todos os dias a filas de miúdos que se formam à porta da sala de informática. Já chegaram ao cúmulo de mandar um colega comer em poucos minutos para depois ir reservar computadores para todos. E ainda isto: quando não os deixam entrar na sala, colam as caras aos vidros das janelas para olharem, de modo desconsolado, para os computadores que estão lá dentro. Nunca tinha visto nada assim, palavra de honra. Porém, parece-me que isto precisa de ser travado. É compreensível que certos jogos tradicionais e algumas ocupações tenham perdido adeptos, mas é inconcebível que os jogos de computador ou das playstations viciem e alienem tantos miúdos. Temos mesmo, pais e professores, de pôr mão nisto, sob pena de andarmos a alimentar vícios de proporções assustadoras.

1 comentário:

  1. Isso deveria ser controlado, aposto que em casa de muitos deles nem há regras, fazem o que querem. os miúdos de hoje em dia são completamente dependentes das tecnologias não sabem "brincar, conviver, socializar", devia ser uma preocupação.

    ResponderEliminar