quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Professora

Hoje, conversando com uma amiga, constato que não sou a única a julgar que não aguentará a vida toda como professora. É verdade: cada dia fico mais convencida de que não conseguirei suportar muitos anos como docente e de que chegará o dia em que, a bem da minha saúde, o ensino terá de ficar para trás. A minha voz não deverá aguentar muitos anos desta violência, a minha cabeça acabará por fraquejar perante o enorme trabalho que é hoje ser professor. Duvido que venha a ser uma professora com trinta anos de ensino: acredito que vou desistir muito antes disso. A profissão é bonita e eu gosto dela. Porém, no presente, a escola é uma porcaria e os docentes não têm margem para nada. O trabalho que trazemos para casa é imenso, as horas que são efectivamente pagas não chegam nem perto daquelas que trabalhamos realmente, o que ouvimos diariamente de alunos, pais e patrões é um absurdo e as áreas pelas quais temos de nos dividir de modo a sermos considerados bons profissionais chegam a ser ridículas. Dou aulas há poucos anos e, mesmo gostando do que faço, já me arrependi mil vezes de ter escolhido esta profissão nobre, mas maltratada. Quando a escolhi achei que iria fazer a diferença: agora acho mesmo que sou só mais uma desencantada e profundamente cansada.

Sem comentários:

Enviar um comentário