segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Tantas gralhas!

Ontem à noite comecei a ler um livro de pequenas crónicas e um romance (depois apresentá-lo-ei). Após ter lido cinco páginas do primeiro, dei por mim a perguntar quantas gralhas pode um livro conter e como é possível que dado o portentoso número destes erros (desconfio de que alguns nem sequer são gralhas...) ninguém tenha dado por nada antes de mandar o livro para impressão. Em cinco páginas vi de tudo: gralhitas menores como a troca de uma letra por outra, erros de translineação daqueles que insistimos para que as crianças não cometam e, por fim, erros ortográficos mais graves. A editora que publica o livro é conhecida e considerada no nosso país, o que torna a questão ainda mais absurda. Pois bem: é com isto que vou conviver até ao final do livro, parece-me. Podia largá-lo já, porém o gosto que tenho pela escrita da autora leva-me a prosseguir a leitura. Talvez seja isso o que salva certos livros pejados de gralhas: o profundo gosto e respeito que temos pelos que os escrevem, porque se isto da leitura só dependesse do produto final apresentado pelas editoras, pousaríamos definitivamente muitos mais livros.

4 comentários:

  1. Olá Sô Dona Quixote, vim cá ter pelo post que a Belle, fez sobre ti. Tens aqui um cantinho todo catita e já tens mais uma seguidora. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Turista, muito obrigada. Espero que goste deste cantinho modesto e da quixotice toda que para aqui vai.

      Obrigada pela visita. Espero continuar a «vê-la» por cá. :)

      Eliminar
  2. Uma pessoa assim perde logo o interesse :S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso gostar muito da autora para se passar por cima de questões destas ao longo de um livro inteiro. Muitas vezes, como é o caso, estamos perante a única edição disponível de um livro que queremos muito ler. E isso tem muita força: ou é aquilo ou não é nada. Mas é muito absurdo que tanta gralha passe numa editora que até vai sendo tida em boa conta (agora que penso nisso, nem sei se ainda existe...).

      Obrigada pela visita e comentário. Volte sempre. :)

      Eliminar