sexta-feira, 9 de março de 2012

Os livros na moda...

Ontem vi num dos noticiários as imagens de um dos primeiros desfiles deste ano da Moda Lisboa e não pude evitar um sorriso ao constatar que o pano de fundo eram estantes cheias de livros aparentemente bastante antigos. Ou seja: o início da passarela era junto a prateleiras carregadinhas de volumes castanhos que pareciam antiquíssimos e, portanto, tornava-se difícil o olhar não fugir para lá.

Sorri porque interpretei esse facto não como uma consequência inevitável pela escolha do local onde se realiza o evento (hoje em dia consegue-se tudo e tapar estantes, ainda que altas, não custa nada), mas sim como o encarar daqueles volumes como constituindo um cenário interessante para um desfile de roupa. Portanto, de alguma forma, os livros antigos e as suas prateleiras enriquecem o desfile e formam uma imagem interessante num espectáculo que tem como cerne as roupas e os cabidezinhos com pernas que as envergam.

É irónico que um desfile de moda utilize como cenário um dos objectos que menos estão na moda. Falo de cor, mas era capaz de apostar que boa parte das pessoas que assistiram ao espectáculo não devem abrir um livro há uns valentes anos. E digo-o não porque tenha alguma coisa contra os apaixonados pela moda, mas tão somente porque os hábitos de leitura neste país andam pelas ruas da amargura, havendo por isso boas probabilidades de, naquele mesmo sítio, encontrarmos muita gente que foge da leitura como eu fujo do peixe cozido com grelos.

Mas, enfim, como nisto da moda, basta um para os rebanhos seguirem atrás, pode ser que algum dos muitos gurus que hoje apregoam o que está in e o que está out se lembre de indicar os livros como um dos acessórios obrigatórios para o próximo Outono/Inverno. Tenho a certeza de que aí o número de pessoas com um livro debaixo do braço aumentaria exponencialmente...

Adenda venenosa da autora: Duvido é que o livro alguma vez abandonasse o sovaco, onde cumpriria honrosamente o seu papel enquanto acessório de moda, para chegar, sequer, a ser aberto (quanto mais lido)...

Sem comentários:

Enviar um comentário