segunda-feira, 19 de março de 2012

Filologia românica

Hoje, durante o teste, um aluno dos meus mais pequenos chama-me para me perguntar:

- O que é "extraordinária"?

Respondi-lhe que "extraordinária", naquele contexto, significava "fantástica". Ele fica sério a pensar e depois pergunta:

- Mas "ordinária" não é "porca"? Se eu chamar "ordinária" a uma pessoa, ela não se ofende?

Respiro fundo e explico:

- Não se chama isso às pessoas. Ordinária também é uma coisa normal, vulgar.

Pensei que a coisa ia ficar por ali, mas ele, sempre sério, pergunta:

- Então "extraordinária" é "extra" + "ordinária"?

- Sim. - respondo já a dirigir-me para outro colega que me chamava. Mas ele ainda tinha uma última dúvida...

- Então, professora, se eu chamar "extraordinária" estou a chamar "muito porca a uma pessoa"?...

- Faz o teste e cala-te.

E pronto: eis como um aluno disseca a língua que fala em uns meros dois minutitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário