terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Orações

Estou prestes a pôr os meninos do 12.º a fazer teste sobre Os Lusíadas. Serão duas horas a assistir ao mais puro desespero por parte dos meninos. E nem posso dizer que eles sejam uns grandes calões, que de uma forma geral até nem são. São, isso sim, muito insensíveis para interpretar um texto, quase incapazes de ver para lá da mancha gráfica na página, mesmo que o exercício se vá repetindo ao longo do ano vezes e vezes sem conta. Mas, note-se, o problema não é apenas daqueles alunos especificamente: vai sendo, infelizmente, de boa parte dos discentes. O que vou dizer é apenas uma teoria que coloco, mas pergunto-me se esta convivência tão próxima com máquinas (computadores, ipads, playstations e afins) não está a fechar os miúdos para aspectos que exigem o uso de uma certa sensibilidade e espírito crítico. É que, perdoem-me, mas às vezes parecem-me paredes a olhar para mim!

Portanto aí vou eu com Os Lusíadas e todas as orações existentes na boa da Língua Portuguesa. E também levo «credo» na boca, só para ver se este teste leva benção divina...

1 comentário:

  1. Não se se será de estar com as máquinas mas sim, perdemos muito o espírito crítico... cada vez mais.

    ResponderEliminar