quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O não

Hoje vi, na televisão, falarem das mulheres paquistanesas queimadas com ácido por homens ressabiados que desconhecem o significado da palavra «não». Contava uma dessas mulheres que o seu professor queria ter relações sexuais com ela, mas que ela não consentiu. Agastado por ter recebido aquela resposta e por não conseguir o que queria, seguiu a máxima que muitos primatas (com o perdão dos macacos) seguem que é mais ou menos «se não é para mim, não é para mais ninguém» e atirou-lhe um qualquer ácido à cara. O resultado pode imaginar-se: uma mulher desfigurada, marcada por dentro e por fora por ter, tão simplesmente, mandado no seu corpo e ter dito que não.

Cada vez mais me parece que o «não» é uma palavra gloriosa que move o mundo e que devia haver um particular cuidado a educar as pessoas, desde pequenas, para receberem essa resposta e saberem, depois, lidar com ela.

4 comentários:

  1. Li o livro "queimada viva" que nada mais nada menos que a história de uma muçulmana contada na 1º pessoa que foi queimada viva mas sobreviveu.Imprecionante testemunho, os contrastes culturais, e porquê que eles fazem isso, a sorte desta moço foi ter encontrado um médico e uma assistente social que não era daquela religião e trataram dela. mudou de nome e hoje é feliz... estes casos a mim aterrorizam-me, as mulheres são tratadas como objectos e não nada que parem estes animais. A circuncisão é outro que tal problema...
    :s somos tão pequeninos para fazer alguma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos sempre fazer barulho em torno dessas questões e, ainda que não mudemos realidades tão distantes, poderemos ao menos tentar mudar o quadradinho em que vivemos. Sim, porque a questão do «não» também sucede por cá. Pode não haver ácido à mistura (embora já tenha acontecido), mas que também vai tendo dimensões preocupantes, isso é inegável.

      Eliminar
  2. A saber receber e a saber dar também!

    ResponderEliminar