segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Palácio da Pena


Hoje foi dia de Parque e Palácio da Pena. Nunca lá tinha ido e sentia-me envergonhada por isso, mas finalmente o problema resolveu-se. Admito que julgava que o palácio fosse maior. A parte da visita ao interior acabou num instante, contudo achei estes quartos e salas mais interessantes do que os de outros monumentos. E porquê? Porque me pareceram muito mais acolhedores e muito mais reais na medida em que alguém podia mesmo viver naquele sítio. Eu explico: consigo imaginar alguém a dormir ali, a sentar-se à secretária para escrever uma carta, a estender-se no cadeirão para ler um livro ou a sentar-se para tocar piano. Por exemplo no Convento de Mafra, as divisões são tão grandes e frias que me custa a imaginar alguém a passar ali uma noite de Inverno. Não me admira que a Rainha Maria Ana (esposa do nosso D. João V, ora ide lá ver ao Memorial do Convento), ao pernoitar no Palácio Nacional de Mafra,  preferisse dormir numa cama cheia de percevejos em vez de se livrar do vasto e pesado cobertor de penas que trouxera da Áustria...

1 comentário:

  1. Eu também já visitei e acho lindo. Adorei a visita...as riquezas que o nosso portugalinho guarda e que muita gente desconhece!

    :)

    ResponderEliminar