quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Livros de cabeceira III


Depois da apresentação da semana passada, ando a dar-lhe uma oportunidade. Por agora, com quase duzentas páginas lidas, parece-me um bom entretenimento, embora do ponto de vista da qualidade literária não seja brilhante. Está bem escrito, mas cai aqui e ali em imagens que já vimos em livros do mesmo género. Parece-me perfeito para ocupar o tempo e para ficar a conhecer em traços largos a vida da Marquesa de Alorna. Aliás, parece-me óptimo para nos espicaçar a curiosidade sobre uma época e sobre algumas figuras históricas de quem por vezes achamos que sabemos muito sem que, na realidade, saibamos o que quer que seja. Refiro-me, por exemplo, aos Távoras e ao Marquês de Pombal, sobre quem me apetece agora conhecer mais. Assim sendo, parece-me um bom ponto de partida para levantar algumas questões que depois podemos ir esclarecer a outros sítios. E recordem o que acabei de dizer porque justifica a «quixotada» que se segue...

1 comentário: