quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Blogues

Para que é que se cria um blogue? No meu caso pela vontade de voltar à escrita. Se nada tenho para dizer que tenha qualidade suficiente para se apresentar noutro formato, nada me impede de usar um blogue para despejar os disparates todos que me passam pela cabeça. São assim muitos blogues que conheço e que leio todos os dias. Uns partilham receitas, outros mostram fotos de viagens que não sei se algum dia farei, outros relatam experiências profissionais, muitos dedicam-se a mostrar as tendências da moda, alguns apresentam as novidades editoriais, outros a vida familiar... Enfim, cada um é diferente do outro (embora os de moda a dada altura pareçam quase todos iguais...).

Depois há aqueles que, supostamente pela qualidade, se destacam e são reconhecidíssimos. Têm milhares de visitas diárias e um séquito de gente que defende tudo o que o responsável pelo blogue publica, mesmo quando está a dizer a maior idiotice do mundo. Todos sabemos que nem toda a gente tem espírito crítico que permita pôr em questão muito do que ouve ou lê, mas há quem abuse e defenda os seus bloggers favoritos como se fossem da família, o que é, desculpem-me, bastante ridículo.

Existem blogues escritos por gente com muito talento para as palavras e cuja leitura é um prazer diário. Contudo, é com algum desânimo que vamos verificando como alguns destes espaços de escrita vão virando montras publicitárias que realizam passatempos atrás de passatempos, como se a única forma de garantir visitas diárias consistisse na oferta de produtos. Escreve-se uma frase linda sobre o blogue, afaga-se o ego de quem o escreve e pronto: vem de lá um presentinho que na maior parte das vezes não faz falta nenhuma, mas pronto...

Claro que digo isto, mas todos os dias faço um pequeno passeio por vários blogues. Não deixo de ir ver o que por lá se diz. Todavia, em alguns casos, acabo desiludida com a muita publicidade que encontro (não só na página, mas também nos próprios textos), com a infinidade de passatempos que se fazem e com o chorrilho de lambe-botice que verifico nas caixas de comentários. Cada um tem o blogue que quer e publica nele o que bem entende, é verdade, no entanto é pena que às vezes se desperdice um certo talento com as palavras em prol de uma fama que, parece-me, vale muito pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário