segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Fernando Pessoa e as criancinhas

Lembro-me sempre de Fernando Pessoa quando vejo crianças a serem absolutamente idiotas. Melhor: lembro-me do verso em que dizia que «o melhor do mundo são as crianças» e pergunto-me que mistura explosiva de ópio e absinto teria ele feito naquele dia para proferir tamanho disparate. Bem sei que vivemos numa sociedade que, ao contrário do que durante séculos aconteceu, coloca os miúdos num pedestal onde se tornam perfeitos e intocáveis. Ouço parvoíces como «as crianças não mentem» ou «as crianças não têm maldade» e benzo-me dez vezes perante a ingenuidade dos adultos face aos mais novos.

Digo isto porque hoje assisti a uma cena em que uma menina de uns dez anos demonstrava ser muitíssimo maldosa, sob o olhar orgulhoso dos pais que deviam ser tão estúpidos como ela. Imagino que neste momento haja gente horrorizada com a minha insensibilidade, mas para esses há uma solução: fechar a janela do blogue. Se, por outro lado, quiserem confiar em mim e verificar que não estou a sofrer um ataque de raiva, prossigam com a leitura.

Ora, em Sintra, junto ao parque de estacionamento mais próximo do Palácio da Pena, andam por lá uns quantos gatinhos. Muito dóceis, aproximam-se das pessoas, deixam-se tocar, enfim, não fazem mal a ninguém. Um dos gatos aproximou-se da miúda que já referi. Naquele momento a miúda estava junto ao carro dos pais que, perto dela, conversavam com outros adultos. O gatinho lá se ia chegando para ao pé dela, ou por querer festinhas ou para ver se lhe calhava alguma parte da sandes que ela devorava. E agora querem saber qual foi a reacção da criança, do melhor do mundo, do ser sem maldade? Foi nada mais nada menos do que correr o gato a pontapé... E a atitude dos pais? Nenhuma.

O gato acabou por aproximar-se de mim e deixou-se acariciar. Era muito meiguinho e apetecia mesmo trazê-lo para casa. Já à miúda não vos digo o que me apetecia fazer porque parece mal.

5 comentários:

  1. a criança tem a maldade que lhe é incutida por quem a educa...

    ResponderEliminar
  2. Tens razão, Corina. Mas nem sempre (embora naquele caso provavelmente fosse) agem como agem pela falta de educação. Há a mania de que as crianças são genuinamente boas, incapazes de mentir, etc. Isso é disparate porque qualquer miúdo consegue desde pequeno ser mau e mentiroso ainda que nunca tenha visto ninguém a ser assim. É, sim, uma boa educação que inverte isso. E como bem se vê por aí, educação é o que mais falta. Temos a mania de ver a maldade das crianças como uma maldade fofa ao estilo Tom Sawyer. Leia-se O Deus das Moscas que me parece mais acertado para se perceber que as crianças conseguem, em certos contextos (e às vezes não tão elaborados quanto isso) ser más.

    ResponderEliminar
  3. Perfeito! Vou ter de partilhar, já me ri muito...
    Transformaste alguns dos meus pensamentos em sábias palavras.

    ResponderEliminar
  4. Algumas crianças são super maldosas, é horrível. As pessoas ficam chocadas comigo quando digo que, por norma, não gosto de crianças mas com atitudes como as que vejo é impossível acreditar que não há maldade numa criança. Claro que grande parte da maldade e da má-educação vem da educação que os pais lhe dão mas há muita coisa que é espontanea.

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente, Anaa. As crianças agora são vistas como pequenos deuses e mesmo quando são umas bestas são os melhores dos anjinhos. Vá-se lá perceber...

    ResponderEliminar