segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Alunos chocados

Hoje os meus alunos mais novos ficaram muito chocados quando à pergunta por eles colocada («A professora fica triste se tivermos negativas?») respondi que não. Disseram logo que a professora de Matemática ficava triste quando se saíam mal nos testes e eu expliquei-lhes que não me sentia na obrigação de perder um minuto de vida a sentir-me mal por uma coisa que, na maioria das vezes, só reflectia falta de responsabilidade e de estudo da parte deles. Mais: expliquei-lhes que o meu trabalho foi feito ao dar as aulas, mandar trabalhos para casa, fazer a sua correcção, rever a matéria para o teste e repetir a mesma coisa três ou quatro vezes. Se ainda assim houver negativas, o problema não é, de modo algum, da minha parte e, portanto, não devo ser eu a ficar triste. Claro que como estão habituados a verem os docentes martirizarem-se porque os meninos não estudam e não querem saber, ficaram chocadíssimos com a minha sinceridade. Pois temos pena: não estudam e não se ralam quase na véspera do teste e enquanto eu faço revisões da matéria? O problema é apenas deles e acho que  devem perceber isso. Faz falta aos miúdos compreenderem que para cada acção (ou falta de acção, neste caso, falta de estudo...) existe uma consequência. Normalmente, vêem as consequências da falta de estudo nos professores: eles, alunos, têm negativas e são os professores que têm de ficar tristes, são os professores que têm de dar testes de recuperação, são os professores que têm de repetir tudo novamente até ao enjoo. Não embarco nisso e portanto recuso-me a perder um segundo da minha existência a lamentar as horas de estudo que, da parte deles, nunca tiveram lugar.

2 comentários:

  1. quem me dera que os meus professores fossem mais assim e me poupassem aos discursos desmotivados e frustrados cada vez que há entrega de testes.

    ResponderEliminar
  2. Acho que a tua atitude é bastante boa, senão não tinhas vida própria. Ora o "mal" é dos alunos que não estudam, claro que há professores e professores, à aqueles que não querem saber mas se os professores fazem o que podem e se os alunos não querem saber. Ora aí está... :)

    ResponderEliminar