terça-feira, 25 de julho de 2017

A Menina Quer Isto XCVI


Sinto uma certa curiosidade relativamente a este livro. Pelo que percebi consiste numa série de textos que abordam a ideia de "sonho americano", tendo sempre em vista um livro da literatura norte-americana. Esta navegação à vista feita pela autora não se resumiu, contudo, às leituras que poderia fazer no recato da sua casa. Ela é feita, também, da própria viagem de um ano que Isabel Lucas realizou pelos vários estados dos E.U.A., criando assim uma mistura entre literatura, paisagem e política, à qual tomou o pulso in loco e numa altura em que os americanos eram chamados a tomar uma decisão (da qual já se devem ter arrependido, diga-se). 

Por tudo isto, sim, sinto mesmo uma curiosidade que cresce quanto mais penso no assunto. Ficaria bem na minha estante dedicada à literatura de viagens. 

E a vocês, o que vos parece? O livro, claro, e não se fica bem na minha estante que isso é garantido!

10 comentários:

  1. Já li qualquer coisa sobre o livro, os jornais não perdem tempo a referir e a elogiar os livros dos colegas.
    Na verdade, para já não estou muito interessada e tenho livros mais prioritários a comprar e a ler.

    (Estou também saturada de tanto ouvir falar nos EUA e nas suas politiquices. De acordo com o que li, receio bem que muitos dos que votaram no boneco ainda não se tenham arrependido.)

    Se te interessa acho que fazes muito bem em tê-lo na tua estante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que estive na dúvida entre fazer um "A Menina Quer Isto" ou uma outra quixotada sobre o livro. É que é mesmo como digo: sinto uma certa curiosidade. Sobretudo pela parte da viagem, pois adoro livros de viagens, e pela abordagem a outros textos literários norte-americanos (alguns deles clássicos). A parte da política acaba por ser um acréscimo que pode nem ser totalmente mau se considerarmos que veio de alguém que esteve lá e que assistiu ao desenrolar dos acontecimentos. Mas a minha curiosidade é mesmo para ver como é que a autora ligou aquilo tudo e se o resultado é alguma coisa com jeito.

      Li um artigo qualquer sobre a administração Trump, sobre o balanço até agora e em alguns dos estados que mais votaram nele já existe alguma revolta porque as promessas eleitorais que ele fez não se estão a cumprir. Não sei como é que aquela gente alguma vez pôde acreditar que ele cumpriria o que quer que fosse, mas pronto. Há muitos "nharros" que nunca se arrependerão de ter votado nele, nem que o tipo destrua o país. E aquele país, infelizmente, tem por lá muitos desses "nharros" que aplaudem o discurso populista e demagogo e a governação por tweets. Enfim, é o que temos.

      Eliminar
  2. Olá!
    Desculpa o post nada a ver, mas passei para deixar um recado. O meu endereço de blogue mudou, se quiseres atualizar a lista aqui fica ele. Passa lá para dar uns palpites no layout novo - ainda estou a aprender a trabalhar com aquilo :)

    https://sempreentreviagens.com/

    Quanto ao livro, vi outro dia na RTP3 uma entrevista com ela a propósito da viagem e do livro e também fiquei curiosa. (Ps: encomendei dois pelo teu link da wook, depois confirma-me se te aparece a encomenda, não fiquei muito segura de ter resultado!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois.

      Quando ligar o computador já altero o link do teu blogue. Obrigada por avisares.

      Também vi essa entrevista na RTP3. Depois fui pesquisar um bocadinho e na Wook dá para ver o índice. Como junta viagens e literatura, fiquei curiosa. Já não é a primeira vez que um autor o faz, mas nem sempre corre bem. Gostava de ver se aqui resultou. Mas a lista de livros que quero antes é tão longa que este vai ter de esperar.

      A venda aparece-me como aprovada. Portanto acho que resultou. Depois logo te digo se correu bem ou não. Também é a primeira vez que há uma venda por aqui por isso tenho de perceber como funciona. Mas obrigada por fazeres a compra através do blogue. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Já recebi os livros em casa :) Super eficiente, 24 h - e eu moro no fim do mundo.

      Eliminar
  3. Tenho visto este livro na montra da Bertrand perto do meu trabalho (é obviamente isso que faço às horas de almoço/quando perco o comboio) e confesso que também me suscita alguma curiosidade, maioritariamente porque acho piada ao conceito de sonho americano e de como os EUA acabaram por aplicar isso a basicamente toda a sua política, interna e externa (a estudante de ciência política e relações internacionais em mim ainda dá sinal de vida, parece)... mas quero evitar coisas para ficarem bem na estante por enquanto, tenho lá tantas tão bonitas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a parte do conceito de «sonho americano» também tem a sua piada, embora a maior parte da minha curiosidade vá mesmo para a componente da viagem adicionada à parte literária. Claro que antes de ponderar sequer comprar este, tenho todos os outros «A Menina Quer Isto» na frente. Mas que tenho curiosidade, tenho.

      Eliminar
  4. Sabes, acho que nunca li literatura de viagem. Claro que para dizer que acho que não, é porque provavelmente não li nunca. Devia mudar isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito. Gosto bastante dos livros do Paul Theroux, por exemplo. Também gosto das viagens que o Michael Pallin (Monty Python) faz para a BBC e que depois transforma em livro (gostei particularmente do "Brasil"). Depois tenho vários outros, uns que são viagens de cargueiro à volta do mundo, outros que atravessam África de mota, outros que viajam por diversas regiões de um país e as associam à sua história... Há una infinidade de autores e de livros, uns melhores que outros, mas é um tipo de leitura muito envolvente. Eu gosto bastante. :)

      Eliminar
    2. Anotando os nomes todos! Hei de explorar :) há realmente toda uma miríade de tipos de narrativas e zonas, aposto que descubro algo de que goste!

      Eliminar