quinta-feira, 6 de julho de 2017

Chora, Camões, chora... IX

E as pessoas que dizem «munto» em vez de «muito»? A maioria pronuncia qualquer coisa como «muinto». Eu quando era mais pequenita também o fazia. Mas depois forcei-me a tirar dali o som nasal. Agora, «munto» é coisa que me dói e que faz chorar o busto de Camões que tenho ali.

3 comentários:

  1. Anda de mão dada com o treuze.

    (Gostei muito do "Deserto dos Tártaros", de Buzatti. Até hoje foi o único que li, embora tenha outros na lista de compras. Estou a ler, ainda muito no início, Maupassant. "Forte como a Morte seguido de Pierre e Jean". Recebido há poucos dias directamente da E-Primatur.)

    ResponderEliminar
  2. Sim, são parecidos, embora o fenómeno fonético seja diferente. No caso do «treuze» existe inserção e aqui é uma nasalização (coisa de que as pessoas parecem gostar muito). De qualquer forma, é uma alteração desnecessária e lembrei-me dela porque ouvi ontem um dos senhores da «Quadratura do Círculo» dizê-la. Enfim...

    Curiosamente, não tenho esse do Dino Buzzati. Tenho o «A Derrocada da Baliverna», mas ainda não li. O título de que falas é um dos livros favoritos da minha irmã (e que ela emprestou e nunca mais viu...). Nunca li Maupassant, embora tenha um ou dois livros dele. Não me lembro de ver esse na Feira do Livro. É muito recente? Depois diz-me se gostaste. Boa leitura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o livro saiu mesmo no fim de Junho.
      Estou a gostar. Em regra, tudo o que Maupassant escreve agrada-me. Dir-te-ei quando terminar.

      Compro/Apoio sempre os livros desta editora antes de saírem para o mercado, porque acho o projecto bastante merecedor e também porque o preço é mais convidativo. No caso deste de Maupassant paguei apenas dez euros e pouco, agora está a dezassete com os habituais 10%.
      Apoiei também um de Contos Russos, "O Fantasma No Palácio dos Engenheiros e Outros Contos Russos", "Oliver Twist" e o primeiro volume de "As Mil e Uma Noites". Estes ainda não foram editados.

      Eliminar