sexta-feira, 7 de julho de 2017

O Senhor Gato de Pavlov

Estes gatos são um poço de histórias. Enfim, ora aí vai mais uma.

Temos um sofá no escritório e, desde que ele cá está, o Senhor Gato gosta bastante de se empoleirar nas costas do sofá, às vezes só para estar, muitas vezes para dormir. Muitos testes corrigi eu com o Senhor Gato empoleirado ali, mesmo em cima do meu ombro. Parecia que estava a supervisionar o meu trabalho. Mas, no fundo, só estava com ele nesse sofá ao fim-de-semana ou nos poucos momentos em que tinha tempo para parar por ali. Ora, com o fim do meu trabalho no inferno, passei a estar mais por casa e, como o escritório é a minha divisão favorita, o sofá também passou a ser pouso de leituras, de sonecas, de lanches... Abençoado sofá. O Senhor Gato lá foi continuando a ir descansar para o encosto muitas vezes enquanto eu estava lá sentada. Parando mais tempo por aqui, comecei a ter mais vagar para lhe fazer umas festinhas enquanto ele dormitava ali e para o escovar (e encher o sofá de pêlo que depois tinha de tirar com uma luva...). Ou seja: o Senhor Gato passou a ser ainda mais apaparicado quando estava naquele lugar.

Resultado: agora o Senhor Gato já vem a ronronar quando sobe para as costas do sofá. Às vezes até já vem meio babado de alegria. Mais umas festinhas, umas coçadelas atrás das orelhas e é o delírio. Portanto, qual cão de Pavlov, ele já sabe que agora aquele lugar é garantia de miminhos. Daí os sonoros ronrons que se ouvem mal pula para lá. É adorável: tenho um «gatinho de Pavlov»!

2 comentários:

  1. Sem uns mimalhos, eles.
    Quem não gosta de miminhos e atenções?! :)

    ResponderEliminar
  2. Falar com o Michi ao mesmo tempo que escrevo e não rever dá mau resultado.
    A primeira palavra do comentário anterior era, obviamente são.
    O Michi gosta muito de se roçar num vaso. Que já caiu ao chão. Na altura em que escrevia o comentário, ele dirigia-se calma e elegantemente para para lá e olhou para mim. Disse-lhe para ir mas sem fazer cair o vaso novamente. O sem é daí :)

    ResponderEliminar