segunda-feira, 10 de julho de 2017

O Blogue do Nanossegundo!

Estive a ler o regulamento para a candidatura ao «Blogue do Ano» (calma, eu tenho noção da realidade e esta humilde casa não será candidata, pelo menos que seja eu a inscrevê-lo) e nos requisitos de avaliação fala-se muito em marcas, no facto de o blogue estar a ultrapassar as fronteiras da internet e de ter um considerável número de leitores. Mais: menciona-se a possibilidade de ser um blogue cuja falta se faria sentir se deixasse de existir.

Bem, quanto a marcas nada. Também não está a passar as fronteiras da internet nem lá perto. Aliás: o pobrezinho nem é capaz de ver as fronteiras e não é ele que é pitosga. Relativamente ao número de leitores/seguidores... Pouquinhos, porém bons e fiéis. Agora, o que eu gostava mesmo era que, se ele desaparecesse, fizesse nem que fosse um bocadinho de falta a alguém. Que, sem ser «Blogue do Ano», alguém sentisse que um ano sem ele seria um bocadinho menos divertido. Não sou tonta: a blogosfera é quase infinita, mas «Cada um é filho das suas obras.» e este blogue é obra minha. Há um certo orgulho nele, mesmo no meio da sua pequenez. Há muito por onde escolher no que aos blogues diz respeito. Existem inclusivamente alguns absolutamente incontornáveis. Mas, no meio de um mar de peixes grandes, ser um peixinho pequenito não é necessariamente mau. Não será nunca «Blogue do Ano», nem do mês, nem do dia. Nem sequer chegaria a ser o «Blogue do minuto», se isso existisse! Será, todavia, o meu cantinho. Sem marcas, sem fronteiras a ultrapassar. Despojado, repetitivo, imutável como sempre tem sido (mantém a mesma imagem desde o primeiro dia, em Novembro de 2011). Este blogue é uma quixotada, portanto, tal e qual as de Dom Quixote, o seu  grande mentor.

13 comentários:

  1. Eu sentiria a falta, claro.
    Isso de ser o mais conhecido, o mais importante, o mais comentado nos blogues tem muito que se lhe diga.
    Pessoalmente, dos mais conhecidos só visito um. E nunca comento.
    Mas por vezes passo em blogues que estão claramente a fazer um esforço para aparecerem no radar, para serem o líder em x área. Lifestyle (?), "literartura", ou tudo ao mesmo tempo. O que nada tem de mal, mas prefiro não notar esse esforço. Gosto de simplicidade e sinceridade. E é o que vejo aqui :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes em relação ao esforço. Também conheço blogues sobre «literatura» que só falam dos livros recentes, dos best-sellers, que nunca lêem um clássico ou um bom autor menos conhecido. Só falam do que vende ou do que pode vender, numa clara lambidela às editoras (que provavelmente lhes fazem chegar os exemplares, não sei). Outros blogues são claramente uma tentativa de tentar apanhar o comboio que outros blogues que cresceram imenso conseguiram apanhar sem esforço. O que mais para aí há são moças a fotografar «outfits» para serem a nova Pipoca, mas esquecem-se de que esse blogue não chegou onde chegou por tentar imitar outros e sim pela originalidade e frescura da escrita (que depois, com as marcas, andou meio perdida). Andarmos em bicos de pés a ver se vêem o nosso blogue não me parece coisa atinada, mas até percebo que tantos busquem a sua sorte, pois os poucos que chegam longe lucram e muito com isso.

      Obrigada pelas tuas palavras. Por vezes talvez tenha até simplicidade a mais: gatos e livros. Ahah. Mas vamos ver... Esses são, de facto, os motivos das minhas maiores quixotadas (no sentido verdadeiramente quixotesco do termo). Nada a fazer. :)

      Eliminar
  2. Acho que não sigo um único blog grande - prefiro blogs que sejam pessoais, isentos de patrocínios (as tais marcas) que acabarão sempre por influenciar. Prefiro pessoas que sejam sinceras e pessoais. Também me orgulho muito do meu blog :) desde o dia 1 que o escrevo maioritariamente para mim. Pequenos mas bons :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu tens um blogue? Qual? Não sabia! Sou tão totó.

      Sim, percebo o que queres dizer. A única coisa que aceito é o programa de afiliados da Wook (e mesmo assim levei uns três anos até aceitar...) e é porque me sirvo muito da Wook para deixar aqui links e capas de livros. Não me custa nada ter ali um anúncio discreto. Mas ganhar com publicidade no blogue, só mesmo se valesse muito a pena, de outra forma enchê-lo de publicidade seria dar cabo dele. É pequenino e sempre igual, contudo talvez seja por isso que gosto tanto dele. :)

      Eliminar
  3. Tenho! Nada de totó, lembra-te que somos parte do clube dos blogs desconhecidos :) estou aqui: http://barbarareviewsbooks.blogspot.pt/

    Tenho esse blog há quatro anos, tenho os afiliados da WOOK mas meto apenas em link discreto numa de "podem comprar este livro sobre o qual escrevi aqui". Sou cliente da WOOK há mais de dez anos, acho que tenho direito. Mais recentemente tenho tentado a minha sorte com editoras, mas só peço coisas que queira mesmo ler (e quase nunca dá, o que compreendo, porque tenho uns 15 seguidores no blogger). 95% dos livros que leio estão em inglês ou assim, portanto acho que dá para perceber que esse nunca foi um objectivo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou já pôr ali o teu blogue na barra lateral! Peço desculpa, não sabia mesmo. Enfim, problema resolvido.

      Nunca tentei as editoras. Era fofinho receber livros, lê-los e falar sobre eles. E mais agora que tenho tanto tempo livre. Mas pronto, num mundo de sonho seria assim, na realidade ou os pago ou não os leio. Raça de sorte!

      Não leio em inglês. Infelizmente, a minha fluência não chega para isso. Acho que se começasse um livro em inglês, à décima página corrê-lo-ia a pontapé. Leio muito em espanhol e já quase leio como se fosse português. Mas gostava muito de desenferrujar o inglês e o francês que estão meio mortos no meu cérebro. O latim e o grego já morreram mesmo (duas línguas mortas que morreram no meu cérebro), mas ao inglês e o francês gostava de os reanimar.

      Eliminar
    2. Ora essa, sem problema! Não sou da garotada que segue blogs para ser seguido de volta. E obrigada, claro, confiando que ali a barra lateral foi por aprovação de conteúdo :)

      Tentei porque pensei "olha, tenho isto há quatro anos, vou ver se dá para pedir assim uns tarecos de pôr na estante". Claro que, no limite, dá naquilo que falaste em resposta ao comentário acima - o pessoal que só lê e fala sobre os best sellers, às vezes muito superficialmente, porque claro, é o que lhes enviam, e é para manter a amizade com a editora e coiso e tal. Posso dizer que pedi ali uns do Machado de Assis e consegui, e um do Viktor Frankl (recomendo imenso o "Mans' Search for Meaning" que sei que a Leya tem em português mas não me lembra o nome) e pouco mais. Eram autores que já tinha lido e já agora tentei, sabes? De resto sim, muito milhar de euro nestas estantes (e no chão, que as estantes já não chegam).

      Eu comecei a ler em inglês à aventura, ainda parvamente nova, para tentar colmatar aqueles livros que eu via que existiam mas em português nem por isso... Ando aos poucos a reanimar o francês e a dar vida ao espanhol. O latim e o grego nunca viveram deste lado :) há livros em inglês que se lêem muito, muito bem, acho - melhor que certas traduções que por cá temos, infelizmente.

      Eliminar
    3. Passei o Mestrado a ler em espanhol. Por acaso é daquelas curiosidades sobre mim a que acho uma certa graça: aos 9 anos, mais coisa menos coisa, li o Como Água para Chocolate em espanhol. E percebi tudo. Hoje leio quase tão bem em espanhol como em Português.

      Não segui o blogue só por seguir. É mesmo porque me enraivece ver blogues ocos cheios de seguidores e outros com conteúdo com poucos ou nenhuns. A barra lateral serve para eu ir fazendo as visitas frequentes sem me esquecer de nenhum. Estou a ler alguns dos teus posts e estou a gostar. Vê lá que não sabia aquilo das cores das etiquetas do Pavilhão da Porto Editora na Feira do Livro. Já estou a aprender!

      Eliminar
    4. Li pouquíssimo em espanhol nos tempos de faculdade - o mestrado foi essencialmente em inglês. Acho que todos os meus conhecimentos económicos carecem de tradução... Só no ano passado decidi pegar na língua enquanto língua de leitura, o que pode ser estranho porque a terra dos meus pais é mesmo na fronteira (mas mesmo - do género pousar o telemóvel na cama, ir beber água, voltar e ter uma mensagem da Vodafone a dizer "boas férias" por causa do roaming).

      Muito obrigada mais uma vez :) é bom saber que acham que o meu blog tem conteúdo/não é oco. Lembro-me de há uns anos ver os blogs de moda que havia (metade desapareceu entretanto) e era tudo copy paste de press releases, um aborrecimento e, lá está, uma falta de originalidade, de conteúdo próprio... e parece que se começa a arrastar aos livros, algo que em teoria devia ser tão mais desapegado de interesses de marketing!

      Essa das etiquetas também tive de perguntar :) achei que tinha de haver um significado para tanta cor!

      Eliminar
  4. Tens o programa de afiliados da Wook? Que fixe. Acho que só comprei livros online duas ou três vezes na vida, mas da próxima venho cá. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Foram os únicos que quiseram alguma coisa comigo até agora. Ahahah! Já fiz várias compras à Wook e à Fnac online. Com a Wook só tive uma vez uma chatice, que nem foi culpa deles, mas sim da editora do livro encomendado. Falei com eles, alterei a encomenda e correu tudo bem. Sim, sim, faz isso. ;) Obrigada.

      Eliminar
    2. Farei, com certeza. Bem sei como é frustrante ter um programa de afiliados (como tenho o do Booking) e depois ser a única a usá-lo. Até o meu pai já marcou um hotel e esqueceu-se de lá ir. ahahah

      Eliminar