terça-feira, 14 de março de 2017

Voltar

Dizem-nos que não devemos voltar aos lugares onde já fomos felizes. Tretas. Hoje voltei a um dos lugares onde mais feliz fui e não o lamento, ainda que agora lá regresse com uma saudade imensa. Voltar é bom, traz memórias felizes, o que é muito bom sinal. As boas memórias são sinal de que as vivências foram boas. Claro que não posso esperar viver tudo novamente e da mesma maneira nos lugares onde fui feliz. Mas também não tenho de ir para lá carpir porque agora tudo é diferente. A vida altera-se: isso faz parte. E eu agora só não vos ponho aqui o poema «Noutros Lugares», do Jorge de Sena, aquele que é o meu poema favorito, porque já o copiei tantas vezes para este blogue que qualquer dia alguém dá por isso e manda-me calar. 

Mas digo-vos, tal como Sena, que «Apenas sei que as circunstâncias mudam / e que os lugares acabam. E que a gente / não volta ou não repete, e sem razão, o que / só por acaso era a razão dos outros.». Os lugares acabam, mas as memórias ficam e são elas que nos fazem ser o que somos. 

1 comentário: