sábado, 13 de outubro de 2012

Desejos


Hoje passei em frente à Loja do Gato Preto no Colombo e vi que a montra já está cheia de iluminações e decorações de Natal. Desde que este centro comercial existe que recordo esta loja como sendo todos os anos a primeira que tenta imbuir-nos do espírito natalício. Para mim, ver a sua montra decorada com bolas e bonecos de neve ainda durante o mês de Outubro já é uma espécie de tradição. É verdade que de ano para ano noto que as decorações natalícias aparecem cada vez mais cedo e, normalmente, até criticava essa pressa. Porém, hoje, fiquei mesmo feliz com aquele Pai Natal sentado na prateleira. Talvez estas iluminações e esta dimensão acolhedora própria da quadra natalícia sejam aquilo de que precisamos para esquecer um pouco a realidade que temos. Bem sei que não é assim tão fácil, principalmente quando falta o dinheiro para tudo e ainda mais para o Natal, mas esta é a quadra em que tais desejos fazem sentido, mesmo sendo irrealizáveis. Preciso mesmo da alegria que esta festa traz.
 
Notinha da autora: A montra da Loja do Gato Preto já está. Agora falta-me a Popota para dar como oficialmente aberta a época natalícia.
 
Outra notinha da autora: A imagem saiu da página online da Loja do Gato Preto.

4 comentários:

  1. Minha querida, como as tuas palavras vieram de encontro aos meus pensamentos! Bateu mesmo na mouche. Admiro a tua forma de pensar e subscrevo integralmente

    ResponderEliminar
  2. Esta meu comentário vem a propósito de ter lido mais uma vez por aí criticarem os autores dos blogs por falarem que gostam disto ou daquilo, que querem isto ou aquilo, que adquiriram isto ou aquilo. Dizem que as pessoas se queixam se barriga cheia, que se queixam e depois vão à Zara as compras. Cansa-me esta critica constante dos blogs a outros blogs. Embora este meu desabafo vá um pouco contra o que acabei de dizer? Muitas vezes as pessoas falam de desejos irrealizáveis, falam de coisas que fizeram ou que adquiriram, como forma de escape à realidade, como forma de sonhar, como forma de nao se lamentarem apenas. Há no entanto quem considere isso uma falta de respeito por quem "realmente" passa necessidades. Bom não sei se me expliquei bem. Isto nem teve nada a ver comigo. Aborrece-me estas criticas. Este acharem-se que sao correctos e os outros nao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que as críticas (e só posso opinar, já que nunca me foi dirigida nenhuma) de que falas se devem aos exageros em que alguns blogues caem. Quem os escreve está no seu direito, claro, mas quem lê é, por vezes, «mais papista do que o papa» e não conseque lembrar que um blogue é um espaço pessoal que permite tais atitudes. Contudo, também acredito no que dizes. Compro muitos livros, como já deves ter percebido, e já parei para pensar se devia dizer aqui que tinha comprado mais este ou mais aquele. Pensei que podia dar uma ideia errada sobre mim ou que podia ferir essas pessoas que constantemente referem os que nada têm. Por outro lado o blogue é meu e eu tenho esse direito. Mais ainda porque não o faço para me exibir, mas porque é uma parte da minha vida e porque é uma forma de conversar com quem pára durante dois ou três minutos do seu dia para me ler. É preferível falar de uma coisa que me aquece o coração, como os livros, do que (como tem acontecido mais amiúde) desta crise estúpida e interminável que nos tem a todos de corda na garganta. Nunca pus nada neste blogue para me exibir: tudo o que aqui aparece é um desabafo, uma partilha, uma sugestão. É o meu dia-a-dia. Felizmente nunca tive um comentário negativo, nunca ninguém me acusou de nada. Mas percebo o que dizes.

      Enfim, venha o Natal para nos animar. Aquelas luzes têm um poder qualquer que nos leva a, todos os anos, pararmos para as observar e para serenarmos um pouco as vidas loucas que levamos. Depois volta tudo ao mesmo, mas o Natal tem esta capacidade. Infelizmente este será ainda mais pobre do que já tem sido. Ainda assim, será Natal e, mesmo gastando pouco ou nada, é isso que devemos lembrar e celebrar.

      Ah, e obrigada pelo elogio do primeiro comentário. :)

      Eliminar
  3. Eu entrei no outro dia na loja do gato preto em Braga, e...fiquei assim encantada a sonhar, a lembrar-me. Ainda falta muito, mas por momentos o cérebro ficou a cintilar naqueles brilhos e luzes. Embora a mim o Natal não me traga grandes recordações, é um dia um pouco triste. espero que este ano, seja um ano diferente, mas estou a contar ir trabalhar e a mãe também vai, a tradição de doces e de um dia a cheirar a canela vai por água abaixo. Ambas chegamos tarde, ambas cansadas e o espírito em si, morre. Mas pronto, ouvir a música do shoping, ver as luzes, já é bom.

    :) e falta pouquinho.

    ResponderEliminar