terça-feira, 16 de outubro de 2012

Uma coisa má nunca vem só

Pronto. A julgar pela newsletter que acabei de receber da Wook, esta história das trilogias eróticas virou moda. Lá vem mais um volume de capa escura e com um stiletto a ilustrá-la. Desta feita, a autora chama-se Sylvia Day e o livro intitula-se Rendida.
 
E portanto, tal como eu previa, depois de códigos secretos, de feiticeiros e de vampiros, chegou a onda da literatura erótica. Na página que a livraria dedica a este lançamento, é-nos apresentada uma crítica retirada de uma fonte conhecida como «Romance Novel News» que diz que esta história tem «muito em comum com As Cinquenta Sombras de Grey», embora esteja mais completa e mais bem escrita. Isto, apesar de tudo e, principalmente, da minha renitência perante mais esta moda, alegra-me: pelo menos alguém já percebeu que As Cinquenta Sombras não corresponde de forma alguma ao que se pode chamar um romance bem escrito.

Notinha: Pergunto-me como nascem estas modas que põem gente diferente a escrever sobre o mesmo tema quase em simultâneo. Das duas uma: ou é inspiração em massa ou, perante o sucesso (merecido ou não) de uma determinada obra, outros se aventuram a aproveitar a maré e a ganhar uns trocos janotas. Inclino-me mais para esta última hipótese e lamento-a.

Sem comentários:

Enviar um comentário