segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A monstra

Ainda nem eram oito e meia da manhã e já eu ouvia, no autocarro, as enormidades que uma mãe dizia ao filho e às colegas do filho. Falava dos professores do miúdo e digamos que os «malhou» bem a todos. Aliás, fê-lo ao ponto de haver algumas pessoas que, ouvindo o que ela tão sonoramente dizia, abanavam as cabeças em sinal de desacordo. Dizia, por exemplo, que os professores pediam material para uma aula que depois acabavam por não utilizar nessa mesma aula, fazendo, assim, os meninos andarem carregados em vão. Lá ia eu cheia de ganas de explicar à senhora que na maioria das vezes não chegamos a cumprir tudo o que planeámos para uma lição porque o ritmo de trabalho dos meninos não o permite. Provavelmente o professor pediu que levassem o material porque contava utilizá-lo e tal não terá sido possível porque não se concluiu a tarefa anterior a tempo. Embirrava, também, com o que o filho lhe contava: que um dos professores vinha de Torres Vedras e outro vinha de Beja. Respondia-lhe que isso não era bem assim e que eles se sujeitavam porque queriam (neste ponto agarrei-me bem ao banco para não me atirar a ela). Reclamou dos trabalhos de casa que passavam aos miúdos, reclamou de uma professora que teve um AVC e que não voltou a aparecer (sem comentários), entre outras pérolas.
 
Pelo meio disse que as coisas (as muitas que enumerou, provavelmente) não iam ficar assim e que faria e aconteceria para as resolver. Uuuuuuh, medo. O bicho papão vai à escola pôr tudo em sentido. Lá vão os professores pensar «olha, mais uma maluca com a mania das reclamações». Sim, porque se nisto das escolas há muitas queixas pertinentes e com sentido, também existem outras tantas (se não mais) que não têm lógica nenhuma e que aparecem simplesmente de cabeças desocupadas e com a mania que sabem daquilo que, na realidade, desconhecem. Já o disse muitas vezes e não me canso: pais nas escolas, tudo bem. Os filhos merecem essa preocupação e esse cuidado próprios de quem quer o melhor para os seus. O que ultrapassa toda a realidade são os exageros em que alguns encarregados de educação caem ao quererem «dominar» todos e mais alguns aspectos da vida escolar dos filhos. Há coisas, como a questão do material, que fazem esta mãe cair no ridículo. Percebesse ela um bocadinho que fosse do que se passa dentro de uma sala de aula e calar-se-ia. Mas pior do que isso foi o modo como falou com os miúdos (que até conseguiram mostrar-se mais sensatos do que ela). São atitudes como a que teve que fazem com que depois alguns meninos cheguem às salas de aulas deste país com as costas muito quentes e a convicção de que podem tudo, já que a mãe descredibilizou a escola e os professores, demonstrando bem que as crianças são umas desgraçadinhas às mãos de monstros profissionalizados nas mais variadas áreas disciplinares.
 
Pois hoje, minha senhora, esta monstra que também já fez muitos meninos carregarem livros que acabaram por não ser abertos nesse dia, mandou três recados nas cadernetas, pregou muito responso e saiu da escola com um abraço e um beijinho de uma aluna que todos os dias me pergunta se me verá no dia seguinte. Caso esteja a ler isto, não veja gigantes onde só existem moinhos porque tanto há maus professores como há maus pais. Felizmente, uns e outros são excepções, mas a julgar pelo que vi hoje, serei eu melhor professora do que você é educadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário