terça-feira, 30 de outubro de 2012

É isso mesmo

Hoje li este texto e quase me levantei do sofá para aplaudir de pé. É que é exactamente o que penso sobre o que vou vendo aqui e ali. Hoje todos percebem de moda, todos têm um conselho para dar, todos usam um vocabulário muito hermético para falar de coisas que aposto que poderiam ser designadas em bom português. Boa parte dos textos que leio sobre esta ou aquela novidade no mundo do vestuário e acessórios são vazios e sem conteúdo que se aproveite. São apenas mais um a seguir a restante carneirada. No meio do muito que se escreve sobre o tema, aproveita-se muito pouco: é a chamada «muita parra e pouca uva».
 
Porém o pior, parece-me, tal como à autora do texto que li, a quantidade de blogues que se dedicam a isto e que acham que ainda têm uma palavra a dizer. Há os que sempre o fizeram e que já contam com uma história de longos anos e há os que agora seguem a tendência que consiste em tentar fazer o corpinho passar pela nesga que dá a entrada no mundo dos que podem, com propriedade, atirar a sua laracha sobre este tema. Existem blogues que já gostei de seguir e que lia atentamente, mas que acabei por abandonar por se terem tornado num enorme catálogo publicitário. Também existem blogues que continuo a seguir, embora com muito menos gosto do que antes precisamente por este exagero com o mesmo tema, esta moda sobre a moda que faz de muitos mortais uns génios do trapo e dos outros uns maltrapilhos sem espelho. Todos podemos falar de roupa uma vez por outra, todos podemos criticar uma moda que vemos repetir-se e que consideramos odiosa, mas resumir tudo a roupa torna-se cansativo.
 
Por outro lado tenho de afirmar que é isso que tem «audiências». Esta minha humilde casinha tem poucos visitantes diários. Os blogues de tendências, ou boa parte deles, têm centenas de seguidores e de leitores. Provavelmente sou eu que estou errada e a ver tudo de forma quadrada, mas para isso cá está o texto de que falei no início: se estou totalmente enganada, pelo menos não sou a única.

2 comentários:

  1. Eu vou aplaudir os 2 textos. Eu também já vou deixando de ler alguns blogues, porque acho que caiem no exagero e no ridículo. Não me interessa saber o que é que vestem no dia, o que é que compram constantemente, o que é moda para elas não é para mim.. Quanto ao teu cantinho, eu gosto de te vir ler, e acredito que não tenhas muitos visitantes.
    Os teus textos são enormes, e as pessoas devem ficar assustadas. Não sei se será..
    és uma pessoa culta, escreves bem e vai-se aprendendo qualquer coisa. :D confesso que às vezes venho aqui para ler post's atrasados porque requerem mais tempo, que na generalidade a Blogosfera é mais sintética.

    Beijinho e boa noite. Não fiz uma crítica derrotista, quero continuar a passear por cá.

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Este humilde cantinho tem poucos visitantes, mas os que tem são bons. O que dizes sobre os meus textos serem grandes é verdade. Muitas vezes são verdadeiramente longos e podem afugentar possíveis visitantes. Porém, aos que fogem por esse motivo, só posso dizer que se eles não são para este blogue, este blogue também não é para eles. Blogues dos outros já existem tantos, que acabo por manter o meu cantinho desta maneira.

    Obrigada pelo comentário. Boa semana para ti também!

    ResponderEliminar