sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A avalanche nos exames

Acabei de ouvir na SIC que este ano os exames nacionais do 12.º ano incluirão matéria dos três anos do ensino secundário. O que me ocorreu foi: do ponto de vista do Português e da Matemática, o problema é grande, mas não é enorme. Terão de estudar mais umas obras literárias, porém a gramática acaba por andar sempre a repetir-se, o que faz com que o que é Sujeito e Predicado no 10.º ano o seja também no 12.º. Com a Matemática, e sem querer meter a minha foice em seara alheia, é capaz de se passar o mesmo, embora quase já consiga avistar um número recorde de reprovações devido à avalanche de matéria que será necessário estudar só para o Português e a Matemática. Já a História é outra conversa. Se considerarmos que, por ano, boa parte das editoras faz um manual com dois volumes, que a matéria vai desde a Grécia antiga até à época contemporânea, sendo necessário conhecer bem todos os momentos históricos de que entretanto se fala teremos uma ideia do exagero que aí vem.
 
Não acho mal que sejamos exigentes, bem pelo contrário. No que à minha disciplina diz respeito, a inclusão de conteúdos do 10.º e do 11.º ano não me faz qualquer diferença. Aliás, sempre avisei os meninos de que não deviam descurar a matéria que ficava para trás quando estudavam para o exame, já que, ainda que não lhes perguntassem nada sobre Os Maias, provavelmente pediriam para produzirem um tipo de texto que se estuda antes do 12.º ano ou exigiriam conhecimentos gramaticais anteriores ao ano do exame. Mas juro que em História, por me lembrar bem do muito que tive de estudar para o meu exame, a coisa me faz alguma confusão. Mais: considero que a antecedência com que os alunos estão a ser avisados é pouca. Porém, já no ano passado houve surpresas a poucos meses antes das provas, por isso nem sei porque me espanto...
 
O que sei é que a ser verdade esta notícia e tendo em consideração a antecedência do aviso e a nenhuma adaptação das planificações anuais a esta alteração (já para não mencionar o indispensável alargamento da carga horária destas disciplinas de modo a que esta realidade tivesse condições para ser implementada) prevejo um colossal aumento das notas negativas. Posso estar errada, e oxalá que sim, mas há medidas que não podem ser sonhadas de um dia para o outro. É necessária preparação e alguma adaptação às novas realidades. Contudo isso é frequentemente esquecido.

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