quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ovelhas como opção

Bruno Vieira Amaral assina um dos textos mais engraçados que já li na revista Ler. Nele fala da aparente moda que tem levado muitos autores a incluírem a palavra «pássaro» nos títulos das suas obras. Temos para todos os gostos: desde os estrangeiros Pássaros Feridos e O Pássaro de Peito Vermelho até aos portugueses O Segredo dos  Pássaros, Explicação dos Pássaros ou No Meu Peito Não Cabem Pássaros. Importa não esquecer o livro de Agualusa intitulado A Educação Sentimental dos Pássaros e o de Margarida Rebelo Pinto de nome Alma de Pássaro.
 
Perante esta exuberante quantidade de pássaros, o autor do texto expressa um pedido. E admito que este fez-me desatar a rir em pleno autocarro enquanto lia a coluna. Diz o seguinte «É portanto em nome da preservação das espécies que pedimos aos editores que controlem a vocação ornitológica dos autores e explorem as potencialidades dos peixes e de alguns mamíferos, como as ovelhas, normalmente desprezados na hora de escolher títulos poéticos.»
 
Ai, adoro! Já estou a imaginar títulos como «Alma de ovelha» ou «Abismos dos bodes». Com títulos assim até eu me sinto tentada a escrever.

Sem comentários:

Enviar um comentário