sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O marciano que ri

Hoje soube que uma mãe se queixou do volume de trabalhos de casa mandados ao filho. Disse que eram muitos e até podia alegar que a criança não tinha tempo para brincar ou que tinha de se deitar tarde para conseguir fazer os trabalhos todos: tudo isso lhe seria lícito. Mas não. O que disse ela? Isto:
 
- O meu filho anda no judo, no ténis e no futebol. Ele quer ter outra atividade e eu não o consigo inscrever em nada porque ele passa o tempo a fazer trabalhos de casa!
 
A sério? Mas a sério que alguém, nesta galáxia, conseguiu dizer este disparate? Aposto que, algures em Marte, está um homenzinho verde agarrado à barriga de tanto que se ri da estupidez do pessoal deste planeta. E aposto que se ri enquanto o seu filhinho verde faz uma ficha de Matemática ainda com a farda do judo vestida e dando-lhe calduços sempre que ele se distrai.
 
Não percebo como pode uma mãe reclamar dos trabalhos de casa porque o filho não consegue, por causa deles, ter mais uma actividade extracurricular. Eu não tenho filhos, mas se os tivesse e visse que os trabalhos de casa lhe ocupavam algum tempo, cortava-lhe uma das actividades e deixava os bons e velhos «TPC's» como estavam. Mas não. A questão acaba por ser sempre a mesma: falamos de príncipes cheios de vontades que mandam em tudo, até nos trabalhos de casa que, no meu tempo, comíamos e calávamos. Se o menino quer mais uma actividade e não tem tempo para ela, talvez não sejam os trabalhos de casa o que está a mais na vida dele. Talvez esta fosse uma excelente hipótese para ensinar ao menino que não podemos fazer tudo o que queremos e que primeiro vem a obrigação e só depois a diversão. Contudo, aos olhos de hoje, dizer isto a uma criança deve ser considerado uma tirania. Quando eu andava na escola era a regra, mas nessa altura ainda se educavam as crianças para serem homens e mulheres: agora é para serem príncipes e princesas.

Nota: Quanto apostam que em breve virá uma mãe queixar-se de que mandamos poucos trabalhos de casa?...

4 comentários:

  1. Nem acredito que li isto. :/ esta gente ainda vive no mundo cor-de-rosa só pode.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que é verdade. Também me custou a crer, mas foi assim. :S

      Eliminar
  2. Na reunião de início do ano do meu filho que tem 7 anos pelo menos 3 a 4 pais pediram para nao mandar muitos trabalhos de casa. Eu fiquei chocada. Todos temos uma vida ocupada mas nao sou capaz de pedir a professora para nao mandar muitos trabalhos. Acho que os professores têm de ser conscientes e os pais têm de se esforçar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui o que me choca é o argumento dela: os tpc impedem o menino de se inscrever numa quarta actividade extracurricular. Se os professores mandassem uma dose industrial de trabalhos, ela teria toda a razão. Mas apenas por causa de mais uma vontade do filho parece-me pura idiotice e uma oportunidade perdida para ensinar à criança que na vida é preciso trabalhar e é preciso esforço, não apenas diversão.

      Eliminar