segunda-feira, 1 de outubro de 2012

1984

 
Hoje comecei este e topei logo com a minha monumental ignorância. É que há uns dias passei num muro onde alguém escrevera as frases:

 
GUERRA É PAZ
LIBERDADE É ESCRAVIDÃO
IGNORÂNCIA É FORÇA
 
Na altura, ao ler aquilo, pensei que quem o escrevera tinha surtado. «Ignorância é força»??? Mas que raio? Bom, hoje nas primeiras páginas do 1984 do George Orwell percebo que estas frases saíram de lá e que a surtada e ignorante sou eu. Mea culpa!

6 comentários:

  1. E podes explicar-nos o significado dessa expressão aparentemente "surtada" que com certeza é explicada no Big Brother?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelas vinte páginas que já li, as expressões são mais uma forma de manter na ordem todas aquelas pessoas que vivem sob o regime totalitário do Grande Irmão. Com estes slogans espalhados por toda a parte, a ideia era que as pessoas os interiorizassem e, portanto, não pensassem sequer em guerra ou em revoltas.

      Quem o escreveu no muro lisboeta onde eu as vi deve tê-lo feito por acreditar que, de algum modo, estamos também sob um regime totalitário. A pintura das letras parecia ser recente, por isso é a interpretação que faço.

      Eliminar
    2. Obrigada! Depois diz que tal achaste do livro... Já estive tentada a pegar nele algumas vezes.

      Eliminar
  2. Quando as pessoas não questionam, quando não têm ferramentas para o fazer, quando a sua razão está ao serviço das tarefas quotidianas temos o vislumbre do poder de uns idiotas.
    NUm país pobre, no qual as pessoas ocupam o seu tempo a lutar pela sobrevivência, não há espaço para mais nada. (Preocupam-me os cortes na educação e na cultura)
    Acho que Orwell e Bradbury(um mundo em que os livros são proibidos) são actuais, e há um sector da população indignada a pender para esse género de ficção por causa das comparações possíveis.
    Vivemos numa ditadura democrática, e dão-nos lixo para cosumirmos e não levantarmos problemas alegando antes teorias sociológicas de sermos um povo de brandos costumes.

    Em relação à troca de ideias no outro dia- devemos ter coincidido no mesmo espaço uns 2 anos. O sr é M.V. e tem uns livros publicados (difíceis de achar)recomendo um que é sobre Pessoa.
    Boas leituras ("1984" o filme também é recomendável);)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo o que diz. Quando vi as frases no muro, por não saber em que contexto tinham nascido, não as percebi. Por coincidência resolvi começar este livro esta semana e logo nas primeiras páginas fez-se luz. Ainda dizem que não há coincidências...

      Tive um professor de Espanhol com essas iniciais. Lembro-me de que gostava muito de mim e que adorava as minhas composições (cada uma mais totó do que a outra). Mas não sabia que tinha livros publicados. :S Esta é outra coincidência engraçada. O mundo da blogosfera é mesmo pequeno. :)

      Eliminar