sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Pequenas manias

"I don't drink coffee I take tea, my dear.
I like my toast done on one side"
Sting, "Englishman in New York"


Se o prezado Sting pretendia com a canção "Englishman in New York" falar de um estranho numa cidade com a qual partilha a língua, mas não os hábitos (que serão seus ou da nação a que pertence), a verdade é que todos nós temos as nossas pequenas manias, seja como povo ou como indivíduos. Cada vez gosto mais de observar estas manias. Acho-lhes piada, pois se somos todos iguais em muitas coisas, também é facto que, de pessoa para pessoa, vamos encontrando pequenas idiossincrasias que tornam cada um num ser único. Algumas das particularidades são risíveis, outras absolutamente irritantes, uma pequena parte chega a ser preocupante (como a tara que eu tinha em partir torneiras quando era pequena, pois tinha sempre a mania de que estavam mal fechadas e a pingar). Mas pensando mais nisso, vamos lá ver algumas das minhas pequenas manias.

Todos os dias, ao chegar a casa, pouso a mala na mesa da entrada, faço festas aos gatos (idealmente preferia lavar as mãos antes, mas eles não me dão tempo), corro para o quarto, para a mesinha de cabeceira, e tiro o relógio. Não me sinto verdadeiramente em casa enquanto não tirar o relógio do pulso. Parece que na rua nem o sinto, mas que em casa pesa toneladas.

E já que falo nas mãos, partilho também que estou sempre a lavá-las. Não até ao exagero, como acontece com duas ou três pessoas que conheço que, devido a um transtorno obsessivo-compulsivo, as lavam até ficarem com a pele ferida. O que acontece é que não suporto sentir as mãos sujas ou pensar que possam estar sujas. Por isso lá vou eu lavo-as. No inverno estão sempre geladas, escusado será dizer. 

Mantendo-me no tema da água, tenho uma mania que não conheço em mais ninguém (mas se vocês conhecerem, avisem): tenho de ter sempre por perto uma garrafa com água. Se não tiver, posso ficar muito, muito, muito zangada. Em casa tenho uma garrafa em cada divisão (até na cozinha!) e é impensável não ter uma na mala para ir comigo quando saio de casa. Bebo muita água ao longo do dia, costumo até dizer que tenho sempre sede e chega a ser verdade porque nunca fico farta de beber água. Enquanto dou aulas, bebo água constantemente e se tiver de dar uma aula sem poder aceder à garrafa viro um bicho. Sou assim há muitos anos e já descartei a hipótese de ter alguma daquelas doenças que possam provocar sede. Acho que já é mais um hábito do que uma necessidade, mas a verdade é que se com fome sou uma besta, com sede sou capaz de ser setenta vezes mais besta.

Fico também louca quando vejo pés calçados em cima de sofás. E se vir pés calçados em cima de uma cama apetece-me imediatamente pegar fogo à roupa de cama (e aos pés do responsável por tal javardice). Para ser mesmo sincera, devo ter uma qualquer veia japonesa porque mal chego a casa calço os chinelos (pantufas no inverno) e só calço os sapatos de manhã imediatamente antes de sair de casa. Acho nojento trazer porcarias na sola do calçado e andar a passeá-las pela casa.

Adoro canecas, tigelas, almoçadeiras... Tenho uma colecção jeitosa e até aí nada a dizer. O que tem piada é que as tigelas são para a sopa, porém NUNCA me verão a comer as famosas 'sopas de leite' numa tigela, mas SEMPRE numa almoçadeira. Porquê? Não sei explicar, só sei que é assim. 

E agora uma mania que mudou com a idade. À semelhança da minha mãe, nunca deixava um livro a meio, por pior que fosse. Considerava que os livros mereciam sempre uma outra oportunidade e por isso seguia com a leitura mesmo que isso fosse um sacrifício. Com o passar do tempo (e com os muitos livros bons que fui conhecendo, comprando e colocando em lista de espera), acabei por perceber que só terei uma vida para ler e que o mundo de leituras possíveis é imenso. Perder tempo com aquilo que já percebi que não vale a pena é parvoíce, pois por cada livro mau com que me depare, haverá com certeza cinquenta que valham a pena e, convenhamos, ler cinquenta livros dá trabalho e leva tempo. Uma mania curada, portanto.

Podia continuar a dar-vos conta de peculiaridades minhas que soarão estranhas a muitos, familiares a alguns... Provavelmente não sairia daqui se começasse a contar-vos que não suporto comer de pé, que não suporto ter pouco tempo para comer porque sou extremamente lenta a fazê-lo, que abomino ver talheres cruzados e que preciso de os descruzar de imediato, que odeio andar descalça... Enfim, tantos pormenores que nem consigo ver-lhes o fim. Mas prefiro perguntar-vos: que manias tendes vós, meus quixoteiros, que queirais partilhar com o mundo? Somos todos ouvidos.

5 comentários:

  1. Tal como tu, também tiro sempre o relógio em casa (juro que ele pesa mais!), uso sempre pantufas e nunca os sapatos que calço para sair, tenho uma panca enorme por canecas (muito má ideia para mudanças! muito má ideia!) e também não uso caneca para as sopas de leite (caneca só leva líquidos "a sério"). Para além disso, visto sempre uma roupa diferente em casa que é mais confortável do que aquela que usei para sair (gosto da sensação libertadora de um casaco e calças de malha quando se anda de fato e camisa durante o dia!). Odeio falar ao telefone e tenho que ganhar coragem para o fazer (nunca podia ser recepcionista), aliás,se houver opção de enviar email é o que faço, ahah. Gostava de beber mais água, como tu, mas infelizmente não partilho essa mania.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, agora que falas disso, vejo que me esqueci de uma das minhas mais antigas manias: a de ter uma 'roupa de andar por casa' e uma de sair. Sou, como tu, incapaz de estar em casa com a mesma roupa com que saí à rua.

      A mim, que bebo água aos litros, sempre me fez confusão que houvesse pessoas capazes de passar horas sem bebê-la. Já sei que peco por excesso, mas conheço muita gente que peca por defeito. Nem sei como aguentam. Enquanto escrevi este comentário, recorri duas vezes à garrafa de água para dois satisfatórios golinhos. :)

      Eliminar
    2. Adoro mudar de roupa quando chego a casa :)

      Pois, eu sei que é péssimo, mas nunca bebo. Arranjei agora uma bobble toda gira para ver se me inspiro (a ver se isto com técnicas de criança resulta!).

      Eliminar
  2. Quando chego a casa vai logo o relógio fora e os anéis, isto se for só para almoçar. Se for para ficar mesmo em casa, para além disso, vão os sapatos e a roupa. Eu gosto é de estar confortável de pijama e chinelos/pantufas ^^
    Adoro canecas, como já se constou =P
    Tudo o resto em casa pode estar um pandemónio, mas os livros estão escrupulosamente arrumados.
    E ninguém toda nos meus peluches xD
    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, parece que a "roupa de andar por casa" é mania comum. :) Adorei a dos peluches! Aliás, adoro estas nossas manias.

      Eliminar