domingo, 28 de julho de 2013

Chuva

Correndo o risco de ser considerada louca pelos fanáticos do sol e do Verão, devo dizer que esta chuva me está a saber muitíssimo bem. Sou uma pessoa dada ao tempo cinzento que não aprecia por aí além os dias de muito sol. Já os dias como o de hoje são sempre bem-vindos.
 
Esta água que cai no chão seco e que deixa no ar um cheiro muito agradável fez-me recordar uns versos de Eugénio de Andrade que dizem que «A chuva em Abril tem o sabor do sol: / cada gota recente canta na folhagem.». Podem muitos hoje resmungar com o tempo por não estar para praias, mas eu estou como o sujeito poético: hoje, no fim de um mês muito quente, esta chuva tem o sabor de algo querido e desejado. Sabe bem, cai melhor ainda.
 
Chove. Uma rapariga desce a rua.
Os seus pés descalços são formosos.
São formosos e leves: o corpo alto
parte dali, e nunca se desprende.
 
A chuva em Abril tem o sabor do sol:
cada gota recente canta na folhagem.
O dia é um jogo inocente de luzes,
de crianças ou beijos, de fragatas.
 
Uma gaivota passa nos meus olhos.
E a rapariga – os seus formosos pés –
canta, corre, voa, é brisa, ao ver
o mar tão próximo e tão branco.
 
Eugénio de Andrade, Até Amanhã

2 comentários:

  1. Serve para desanuviar. Ando no meio do sol mas 4f já estou por Lisboa. Se chover paciência. Mas muito calor em dias de trabalho tb não me agrada muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Detesto calor. Adoro o frio. Sou ao contrário do resto do mundo. Eheh... Não consigo gostar daqueles dias em que andamos com a roupa quase colada ao corpo devido às altas temperaturas. Gosto de dias frios ou amenos. Quentes dispenso.

      Eliminar