quinta-feira, 29 de junho de 2017

Lei da Gatividade

Uma das estratégias do Senhor Gato para acordar-me passa por fazer de mim um trampolim. Anda pela casa a correr, depois salta-me em cima e o impulso que dá às patorras para saltar para cima de outra coisa parece carregar-me no botão dos palavrões. É que o que se ouve a seguir não é bonito. Vamos lá ver: o Senhor Gato é um gatarrão que ronda os seis quilinhos. Quando aterra em cima de mim parece pesar pelo menos vinte. Bom, a Teoria da Relatividade Geral acho que explica isto, embora o Einstein não tenha feito a experiência com gatos, o que está muito mal. Saber o peso dos bichanos na aterragem em cima das barrigas dos donos era importante e chocante, parece-me. 

Fico à espera da Lei da Gatividade, fruto de um mix entre a do Einstein e a que se aplica aos felinos, nomeadamente à minha bestinha que conseguiu mesmo arrancar-me da cama ao segundo pulo. E as asneiras? Hoje não bebo café com leite: é café com malaguetas!

Ps.: O Senhor Gato ontem comeu um pratinho de sopa. Hilariante!

10 comentários:

  1. :D
    Imaginei-o em alta velocidade, com a sua bela e lustrosa cabeleira a adejar. Nunca mais me esquecerei da história da sopa.

    Desde ontem que tenho o trio reunido. A mais velha tem estado comigo desde que saiu do hospital e ontem fui buscar a mais nova. 'Tadinha, andava chorona e tristonhana em casa dos meus pais. Não a trouxe porque a doentinha estava muito, muito fraca e a mais nova raramente lhe dá descanso. Às seis da manhã, acordo com a mais velha a cheirar-me a cara, perguntei-lhe baixinho o que queria. Não foi preciso mais nada. Saltaram para cima da cama a uma velocidade louca. A mais nova tem vinte e sete quilos. Enquanto isto, o gatinho da família assistia ao filme na mesa-de-cabeceira.
    Estamos entregues aos bichos. E é tão bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom mesmo. Embora doloroso porque isto de servir de trampolim...

      Normalmente deixava-lhe um bocadinho do caldo da sopa no fundo do meu prato. Mas ele ontem estava tão desesperado para ter o quinhão dele que nem me deixou chegar ao fundo do prato. Nem a meio, quanto mais ao fundo! Miava com uns bons decibéis! Peguei num pires e deitei-lhe algum caldinho com uns pedacinhos pequeninos de couve. Lambeu aquilo tudo e depois foi-se embora todo pimpão! Aquilo só visto.

      Gosto da imagem das cadelas enlouquecidas de alegria e o gatinho, no seu lugar cimeiro, a assistir a tudo e a pensar «Cães...». Adoro! :D Isto enche-nos a vida de uma maneira...

      Eliminar
  2. Não sei de onde veio este tristonhana do meu comentário anterior, mas enfim, nada a que já não estejas habituada. Desculpa.

    A cama é muito baixa e elas não precisam de desculpas, sobretudo a mais nova.
    Diz-se, e concordo, que quem não estiver preparado para dar atenção e brincar a qualquer hora não deve ter um Golden Retriever e é bem verdade. Qualquer hora é boa para a macacada.
    Se visses o Michi! As mesas-de-cabeceira acompanham a cama, estão atarraxadas. Muito boas para se ver tudo de perto. Ele olhava para uma e para a outra, e certamente estaria a pensar que os cães não têm maneiras nenhumas.

    Até já contei a história do teu gato (disse apenas que tinha lido algures, mais nada), acho fascinante ele gostar (tanto) de sopa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E de papas. Pudesse ele e passava a vida a lambiscar Cerelac. A propósito, eu sei que eles não devem beber leite, mas se for sem lactose já podem beber um bocadinho? Pergunto-te porque o meu gato naqueles dias de muito calor de meados do mês andava tão pachorrento que nem lhe apetecia beber água. Eu bem que passava a vida a pôr água fresca, mas ele bebia pouquito e... como direi... também vertia poucas águas. Mas se me visse ir tomar o pequeno almoço e lhe cheirasse a leite, tentava sempre roubar-mo. Por isso lembrei-me de que talvez, nos dias de muito calor, pudesse pôr-lhe uma tigelinha pequenita de leite sem lactose para ele ingerir líquidos. O que te parece?

      Ai os Golden Retrievers... São lindos e loucos! É uma doideira! Parecem miúdos! De facto o gato, na sua superioridade felina (eu acho que eles deviam vir todos com um monócolo para condizer com a pose) deve considerá-las umas doidas.

      Eliminar
  3. Falamos de gatos saudáveis, não é? De vez em quando, sim. Não por sistema (sei que não é o caso).
    Se vires que ele(s) não se hidrata(m) convenientemente não vejo problema em dares uma tigelinha pequena de leite sem lactose. Podes até deitar só um niquinho de água no leite. Para eles é igual, a menos que sejam muito requintados. Com o teu gato não sei ;)
    Não há problema e funciona como uma guloseima.

    (Não tens que te preocupar com os termos que usas. O meu trabalho também é feito de cocós e xixis.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, são saudáveis. A minha gatica teve, quando era bebé, umas areias na bexiga e come ração da Hill's Urinary Stress por causa disso. Mas está bem. Ainda assim, ela é a rainha da hidratação, especialmente desde que descobriu o bidé. O Senhor Gato é que com o calor fica tão pastelão que não bebe quase nada. Vou fazer isso, então. Vou comprar um pacote sem lactose para ter por cá e misturo um bocadinho de água. Também posso reforçar a sopa nessas alturas. Isto contado ninguém acredita. 😂

      Eliminar
  4. Quando existem patologias é diferente, mas já tinha percebido que não era o caso.
    Porque será que nós (mulheres) nos preocupamos com a hidratação? Madame Gatica não tem problema, a ração que come é muito boa.
    Os teus gatos são maravilhosos, a sério. Sopa, Cerelac, bidé, atum.

    Se ele não beber nada ou muito pouco, podes sempre e em último caso dar água pela seringa. Não é o ideal, mas trata do assunto rapidamente: Uma seringa(há em qualquer farmácia), pões água e lentamente envias e não tem que ser tudo na mesma altura. Um bocadinho agora, meia hora depois tentas novamente.
    Abrindo um espacito na boquinha a água vai.
    E sim, a (tua) sopa também hidrata e não faz mal nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eles são muito engraçados, mas o Senhor Gato não deixa fazer nada que implique segurá-lo nem que seja um bocadinho. Por isso tentar dar-lhe água com a seringa, a bem das minhas mãos, é melhor não. Vou tentar com o leite e com a sopa. Também é só quando o calor aperta. Ele podia era aprender com a Gatica a ir para o bidé pedir água. Era simpático da parte dele.

      Acho que é o instinto maternal que faz as mulheres estarem mais atentas a tudo com os animais. Cá em casa sou eu que descubro os pormenores todos. Até quando o pequenito Menino Gato apanhou pulgas... Socorro! Nem me quero lembrar.

      Eliminar
  5. Seis quilos?! O nosso pestinha tem quase metade e sempre que me usa como trampolim, parece que me vai partir as costelas!
    Ele também tenta beber o meu cappucino, tenho que ter sempre um olho no pequeno almoço e outro no gato xD A sopa eu deixo comer, sempre que não tem muita gordura, mas também não espera por um bocadinho, mete logo a focinheira na minha tigela xD
    Gatices =P
    ****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Senhor Gato é um bicho grande. Curiosamente não é gordo, mas é grande. Quando toma impulso em cima de mim, vejo estrelinhas.
      Ele agora faz-me emboscadas junto ao microondas quando vou aquecer o leite do pequeno-almoço. Também quer. E se me apanha a comer sopa, mia-me toda até lhe dar um bocado. Só dou quando não tem cebola porque lhes faz mal. E também não ponho azeite na sopa, por isso não tem gordura. Ele gosta especialmente da de couve com feijão. Vá-se lá entender estes bichos...

      Eliminar