sábado, 17 de junho de 2017

Coisas que não entendo III

Já me cruzei, especialmente nas últimas semanas, com umas cinco pessoas que calçavam uma coisa deste género, embora todas na versão cor-de-rosa:


Note-se que calçavam isto na rua e não no recatozinho do lar. Estas, pelos vistos, são da Stradivarius e custam quase trinta euros. Vi-as aqui porque me limitei a pesquisar por sandálias peludas. Confesso que da primeira vez achei que eram chinelos daqueles que se usam em casa quando ninguém tem a decência de nos oferecer umas pantufas giras pelo Natal. Mas ao segundo e ao terceiro avistamento comecei a ficar muito preocupada e a pensar que isto devia ser a nova aberração da moda.

Não me interessam as da foto em particular, mas todo o conceito de chinelos com pêlo para usar na rua e em época quente, como usamos outras sandálias. Quem é que se lembrou disto? Quem é que considerou isto bonito? A quem é que ocorre que isto é uma coisinha bem gira para calçar e dar umas voltinhas? Aparentemente a umas quantas pessoas, já que tive a oportunidade de ver mais de um par de pezinhos enfaixados num texugo rosado em dias de grande calor. Bem sei que os gostos não se discutem, mas também tenho olhos na cara para ver que... bom... como dizer isto? Esta é capaz de ser das modas mais parvas que já vi. E é feia. É dolorosamente feia.

Palavra que às vezes gostava de estar na cabeça dos designers que se lembram destas coisas. Como chegam a isto? Fazem um brainstorm e pensam «O que é que nos falta fazer?». E pumbas: alguém se lembra de criar uma variante dos chinelos felpudos das donas de casa da década de cinquenta para usar com uns vestidinhos e uns tops. Faz todo o sentido. Chinelos de pêlo para épocas quentes é do melhor. Aliás, perdoem-me, melhor mesmo é o pessoal que gosta disto começar a achar que pêlo é mesmo melhor no outono e no inverno, embora depois o calcanhar fique a apanhar um fresquinho desagradável. Daí a começarmos a ver isto com meias é um pulo. Melhor ainda é ver isto com as meias da raquete. E já que estamos na temática do pêlo, para quê depilar as pernas? Bom mesmo é deixar ficar os pêlos, calçar a meia branca da raquete e enfiar a chinelufa peluda para aconchegar e ala para o trabalho. Ou para a escola, onde há um «damo» todo grosso que é preciso impressionar. Bom, lá impressionado ele haverá de ficar. Não sei é se no fim isso será realmente bom...

Não sendo designer, deixo a minha ideia: para quando uma batinha a condizer com a «sandalufa»? É que uma pessoa gosta de reviver e se já temos o chinelinho a recordar a avozinha, por que não investir na bata traçada? Acaba por ser em modo Dom Quixote: onde ele via gigantes, outros viam moinhos; onde uns vêem sandálias, outros vêem chinelos (feios); e onde uns vêem um elegante vestido, outros vêm as batas traçadas usadas há umas décadas por respeitosas mães de família nos parques de campismo deste país enquanto desfiavam os pimentos para a salada. Mas «diz» que é moda e sendo moda o pessoal compra, portanto venham as batas porque os chinelos já temos.

2 comentários:

  1. Três palavras: Ho-rrí-vel.
    Por aqui também já vi meia dúzia de meninas a usar tais coisas e só me dá para rir :D

    ResponderEliminar
  2. Ahahahah, o que eu me ri! Acho que os designers se reunem todos secretamente e pensam "o que podemos inventar para gozar com o pessoal?"....

    ResponderEliminar