terça-feira, 10 de julho de 2012

Aleluia!


Já aqui disse em tempos que gosto muito deste autor. Li O Cónego e os contos do volume O Porco de Erimanto e gostei bastante. Do romance sobre um eclesiástico muito sui generis já falei em tempos numa quixotada em que vos sugeria a sua leitura. Gosto tanto dele que continuo a oferecê-lo às pessoas de quem gosto (ainda esta semana ofereci um exemplar!). Dos contos digo que são muito envolventes e preenchidos com um humor muito característico do autor. O contexto em que coloca as suas personagens, as peripécias que lhes sucedem (nunca esquecerei o quisto «Desidério»...), o modo como reflectem e falam de si e dos seus problemas estão plenos de humor e não nos deixam indiferentes. Contudo, desengane-se quem ficar a pensar que ali encontramos textos com a única finalidade de nos pôr a rir à gargalhada. Longe disso. O humor é muitas vezes subtil e sempre inteligente. Surge como riqueza suplementar em textos que valem pelo todo que são e não apenas por aquela componente risível que também contêm. Nos seus contos, criamos empatia com as personagens e com as realidades que elas espelham. Além disso, o autor consegue realmente cativar-nos ao ponto de não largarmos o livro e de o devorarmos do primeiro ao último conto.

E agora eis que surge este Os Anjos Nus, onde podemos encontrar mais uns quantos contos de A. M. Pires Cabral. O livro, publicado pela Cotovia, está fresquinho nas livrarias e estou desejosa de conseguir o meu exemplar. Duvido que me vá desiludir com a prosa extremamente bem escrita deste romancista, contista, poeta e, sobretudo, excelente domador de palavras de uma língua lindíssima como a nossa. Assim, ainda antes de o ler, sugiro que o procurem. Se não quiserem começar por esta novidade, corram já a comprar O Cónego. É garantido que vão adorar.

Notinha: A imagem da capa saiu do próprio sítio da Cotovia, editora que tem vindo a publicar os últimos livros de A. M. Pires Cabral.

3 comentários:

  1. Disponível na Traga-Mundos - livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real [ver também www.traga-mundos.blogspot.com obrigado!]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estivesse eu a menos quilómetros daí e já teria ido buscar o meu exemplar! Estou mesmo curiosa para ler os contos. Obrigada por deixar aqui essa informação. :)

      Eliminar
    2. Os bons leitores têm de ser acarinhados. Se me der o seu endereço postal, terei todo o gosto em enviar-lhe um exemplar.
      A. M. Pires Cabral.
      pirescabral@oniduo.pt

      Eliminar