quinta-feira, 19 de julho de 2012

Fogo


 
Todos os anos assistimos ao mesmo espectáculo e, assim, um país tão bonito como é o nosso vai perdendo boa parte da sua paisagem. Fazemos uma viagem por Portugal e onde antes víamos pinheiros, hoje vemos encostas queimadas, manchas negras, o vazio.

Todos os anos se fazem avisos, surgem os níveis de risco de incêndio, pedem-se os devidos cuidados às populações. Pois todos os anos sucede o mesmo, nada muda. Nem sequer os meios para o combate às chamas vêem grandes mudanças ou melhorias. Todos os anos faltam carros, homens, água, meios aéreos. Andamos sempre nisto.

Ontem passei por Odivelas ao final da tarde e vi os pequenos incêndios que se iniciavam. Quem olhasse não via mais do que três fogueirinhas separadas por alguns metros. Claro que depois o incêndio tornou-se maior, chegando até a colocar casas e um posto de combustível em risco. Todos nós pensámos que, com aquele panorama de pequenos fogos separados por alguns metros, não devia ser outra coisa que não fogo posto. Pois ainda ontem à noite foram detidos três jovens por suspeita de os terem ateado.

E assim vamos andando. Todos os anos o mesmo. Uns que não limpam os terrenos, o Estado que não cuida do que é seu, os descuidos de sempre, os parvalhões que não têm com que se ocupar durante uma tarde de calor e que acham giro o aparato que se gera em torno de um incêndio. A provar-se que realmente ateiam incêndios, que destroem a paisagem do nosso país, que põem casas e vidas em perigo, o que merecem estas pessoas? Em meu entender, castigos exemplares. E que não me venham com tretas do foro psicológico porque isso não pode servir de desculpa para se justificarem todos os actos criminosos que levam a tantos incêndios num país tão pequeno. Diz o presidente da Câmara do Funchal que há indícios de fogo posto no incêndio de gigantescas proporções que ontem queimou casas na Madeira. E agora? A descobrir-se e provar-se quem foi, que castigo paga a perda de casas e outros bens, a perda de hectares e hectares de floresta, o trabalho esgotante e perigoso dos bombeiros, o susto e o medo de todos os que vivem de perto aquele desastre? O que merece a pessoa que sai de casa airosamente para atear um incêndio que pode matar gente, animais, destruir o património de toda uma vida? Mas já vimos tantos casos de incendiários que acabam por ter penas tão pequenas, por sair em liberdade em plena época de fogos que já nada nos espanta. Ainda assim é difícil não sentir um nó no estômago quando assistimos a imagens como a da foto que encontrei na página da Sic Notícias e que aqui coloco, é custoso não ficarmos pequeninos perante a imensidão destruidora do fogo e pela repetição anual deste circo de mau gosto, tantas vezes causada por gente que não merece de modo algum o ar que respira.


Sem comentários:

Enviar um comentário