domingo, 7 de janeiro de 2018

Em busca de lugar na estante XI


A Alfaguara publicou em Outubro do ano passado este volume de contos inéditos de F. Scott Fitzgerald. Alguns estavam em documentos pertencentes a colecções particulares, outros faziam parte do espólio do autor em Princeton. Por várias razões, não foram publicados durante a sua vida e foi há relativamente pouco tempo que uma estudiosa da sua obra (que assina o prólogo) foi convidada para publicar estes textos. Para isso, acedeu a toda a documentação e pôde inclusivamente assistir ao trabalho de escrita do autor, na medida em que alguns dos contos nunca publicados tinham, nos seus originais, anotações de Fitzgerald com alterações a realizar. Assim, deste livro, além dos contos, fazem parte algumas fotografias dos manuscritos do autor, bem como imagens do próprio escritor. O volume inicia-se com um prefácio que procura explicar a razão pela qual estes textos permaneceram inéditos durante tanto tempo. Segue-se, então, uma breve explicação do método de trabalho utilizado para os reunir num volume tão posterior ao desaparecimento do escritor. O livro termina com notas explicativas referentes a cada um dos contos e que ajudarão, com certeza, a compreendê-los melhor.

Encontrei este livro ontem por um preço simpático na loja de livros usados que fica aqui perto. Como adorei O Grande Gatsby, nem pensei duas vezes em trazê-lo. Todos os anos, na Feira do Livro, penso em trazer outros volumes que ainda me faltam e que estão publicados na Relógio d’Água, mas não sei bem porquê, acabo por deixá-los sempre lá. Além deste e de O Grande Gatsby, tenho ainda o Este Lado do Paraíso e Um Diamante do Tamanho do Ritz, que é também um volume de contos. Os outros acabarão por vir também um dia. Por agora, só este procura um lugar aconchegadinho onde dormir.

PS.: Fica de presente de Natal atrasado para mim própria, já que este foi um Natal sem livros.

2 comentários:

  1. :)
    Sortuda, o livro é tão recente.

    Já viste os próximos lançamentos? Cavalo de Ferro: Joseph Roth, Shirley Jackson, Canetti e Czeslaw Milosz. Espero que sejam inéditos e não reedições. A Alfaguara pretende editar a semi-autobio de James Baldwin.
    Acho que vou hibernar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que já tento fugir às novidades porque senão a tentação é demasiada. Infelizmente, acabo sempre por saber e depois olha... “A Menina Quer Isto” e aquilo, e mais aquilo. Mas anda e vai sair tanta coisa boa!

      Este livro foi um achado! :)

      Eliminar