sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O beneficiário

Ainda nem vos contei quem beneficiou imenso desta minha vida desafogada de horas que parece não ter fim à vista. Foi, sem dúvida, o Senhor Gato. O meu Senhor Gato (quando ele ficar mais velho, à semelhança do gato de Os Maias, passará a Monsenhor Gato) tem um pelo tramado. Parece de peluche e faz nós que até assustam. Também não gosta lá muito de ser penteado, pelo que antes, com um trabalho que não acabava nas horas de um dia, penteá-lo não era tarefa diária.

Como agora sou uma desocupada, penteá-lo diariamente passou a ser mais fácil. Infelizmente, continuo a precisar de apanhá-lo a dormir para poder enfiar-lhe o pente e o Furminator no pêlo, mas se estiver para aí virado, acaba por deixar. E depois é vê-lo diminuir, diminuir... O Senhor Gato até perdeu as anquinhas! Parece que afinal era pêlo morto. Agora até percebo que é magrinho, apesar dos seus seis quilinhos. Está tudo muito bem distribuido, é o que é. Mas tem barriguinha. Tem ali umas «gorditas» que lhe apareceram depois da castração.

Agora o Senhor Gato já só tem um nó. É um senhor nó, diga-se, mas está no peito, numa zona que ele se recusa a deixar pentear. Aquele já só lá vai com uma tosquiazita, mas tenho esperança de que este ano, em vez de ter de despi-lo todo, possa tosquiar apenas a barriguita e essa parte do peito. Pode ser que depois ele consiga ganhar alguma tolerância ao pente naquela zona e para o ano nem precise de tosquia nenhuma.

E agora o serviço público: está aberta a época da mudança de pêlo. Vejo cada ninho a voar por aqui que nem imaginam. Sacai dos vossos aspiradores todos os dias e limpai, limpai, limpai. O meu já não aspira nada de jeito. Por dentro deve ter pêlo suficiente para vestir meia dúzia de gatos. Vejam a foto e imaginem todos os dias tirar qualquer coisa do género de cima de um gato... 


2 comentários:

  1. Tudo tem o seu lado bom :)
    O Furminator é muito eficaz, a minha mais nova tem pêlo comprido e há nós quase impossíveis de desembaraçar, sobretudo nas patas.
    Ai, o pescoço com a pele tão sensível!
    Já saquei do aspirador. Pêlos brancos da mais nova, pêlos castanhos da mais velha e cinzentos do pequenino. Estão a preparar a fatiota para a nova estação.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nó do peito formou-se de um dia para o outro, parecia uma coisa do outro mundo! Os restantes desfi-los todos com o pente das pulgas e o Furminator. Sim, eles têm uma pele tão sensível que às vezes tenho meso de estar a magoá-lo. Mas se o aleijar ele manifesta-se com a ajuda dos dentes e não o tem feito, por isso... A gatica, por sorte, tem um pelo muito lisinho e quase não faz nós no pêlo. Mas mesmo que faça, ela aprecia uma boa penteadela. Gajas... 😺

      Eliminar