domingo, 29 de setembro de 2013

Comichosos

Estava hoje a dar a minha voltinha pelas notícias quando topei com um artigo da revista americana The New Yorker onde se falava dos "AMBER Alerts". Para quem não sabe, são alertas emitidos num determinado espaço quando se dá o desaparecimento de um menor. A ideia é a de que deixem a população da zona do desaparecimento e em redor em alerta para que possam mais facilmente colaborar com as autoridades nas tentativas de localização da pessoa desaparecida. 

Ora, estes alertas sempre foram passados através dos meios de comunicação social, dos placares electrónicos em autoestradas, entre outras formas. Surgiu, contudo, uma nova forma de emissão destas alertas: através da internet, os cidadãos americanos podem receber um AMBER Alert em forma de sms nos seus smartphones. Parece-me uma boa ideia. Uma pessoa pode receber uma mensagem indicando que desapareceu uma criança da sua zona de residência e pedindo-lhe que esteja atento a um determinado veículo com uma certa matrícula. Continua a parecer-me bem.

Mas eis que já há americanos que procuram, segundo a revista, uma forma de bloquear estas mensagens porque as mesmas os incomodam quando estão no trânsito ou a dormir. Sim, o egoísmo chega a este ponto. É assim que uma boa ideia deixa de ter o alcance desejado: quando algumas mentes peregrinas só conseguem olhar para o umbigo e esquecem o resto do mundo em redor. Se fosse eu a viver nos Estados Unidos e pudesse receber estes alertas, recebê-los-ia. Há coisas que incomodam muito mais e das quais ninguém se queixa. Além disso, nunca sabemos se um dia não viremos a ser nós quem precisará de tais serviços. Vivemos efectivamente num mundo cheio de comichosos pouco cooperantes. É triste.

Sem comentários:

Enviar um comentário