sexta-feira, 3 de maio de 2013

A cor das cuecas

Sinceramente, há quem exponha pormenores da própria vida na internet que é de uma pessoa ficar de cara à banda. Bem sei que os blogues permitem um certo anonimato, ainda assim há coisas que ninguém precisa de saber. E depois há sempre quem consiga aplaudir tudo, não ter espírito crítico nem filtro para nada e achar muito normal que alguém vá dizer no blogue coisas que de tão privadas chegam a incomodar.

Bem sei que cada um age no seu espaço como quer, que os blogues servem para isso mesmo, que são os sítios onde podemos deitar para fora muito do que anda sempre cá dentro. Mas, caríssimos, menos. Muito menos. Quando todos passamos a conhecer a cor da vossa roupa interior, alguma coisa está a mais. Somos todos diferentes, eu sei, e cada um coloca os limites onde quer. Mesmo assim isto confunde-me. As pessoas chutam para fora tudo o que lhes sobe ao miolo, o que pode ser e o que não deve ser, mas depois abespinham-se quando alguém se estica nos comentários. Irritam-se quando alguém avacalha ainda mais do que o próprio. Bom, "quando um não quer, dois não dançam": é verdade bem sabida...

O facto é que estes blogues de que falo (ou pelo menos alguns deles) têm muitas visitas diárias e muitos comentários por post. É natural uma vez que a veia coscuvilheira do pessoal está sempre em alta. O que devia era existir um filtro por parte de quem escreve e partilha com o mundo. Chamem-me careta, conservadora ou chata, o que queiram. A verdade é que leio coisas que me deixam de boca aberta e não pelas melhores razões. Quando é que o que aparece nos blogues deixa de ser interessante e passa a ser lixo é a questão que se impõe. Mas além disso: o que espera conseguir quem revela tudo? Visitas diárias? Comentários engraçados? Fama? Tenho a minha opinião, mas gostava de estar enganada.

Sem comentários:

Enviar um comentário