domingo, 19 de agosto de 2012

Feira da Ladra


Ontem foi um dia cheio, muito cansativo, mas bem divertido. Entre outras coisas, fomos à Feira da Ladra, onde já queríamos ir há bastante tempo. Não fomos em busca de bugigangas mas sim de livros e, minha gente, livros a um euro é o que se quer. Ficámos fãs. Cheira-me que em breve voltaremos.

E o que comprei eu? Muitos livros. E para o que trouxe acho que gastei pouco. Hoje, por exemplo, é dia de feira de antiguidades em Belém e provavelmente gastaria lá muito mais em livros do que gastei ontem na Feira da Ladra. Não porque comprasse mais, mas apenas porque, mesmo sendo baratos, conseguem ser mais caros, o que se compreende. Por isso, hoje não há barraquinhas em Belém para mim já que ontem trouxe livros suficientes para ainda ir hoje arranjar mais (ainda há uma réstia de juízo nesta cabeça). Assim sendo, apresento-vos os novos moradores desta humilde casa:


Vejamos de baixo para cima. Os Irmãos Karamazov custou dois euritos ao meu fofo e foi-me oferecido por ele. Gracias, fofo! Os dois volumes de Um Mundo Sem Fim, de Ken Follet, custam nas livrarias mais de vinte e seis euros (por cada volume). Ontem, na Feira da Ladra, dei dez euros por cada um. Estão em perfeitas condições e até trazem o marcador respectivo. Foi ou não foi uma sorte? Bom, continuando... Já procurava uma edição baratinha do romance Gabriela, Cravo e Canela há algum tempo. A Dom Quixote lançou uma edição há uns meses, mas não me apetecia dar dezasseis euros por ela, principalmente quando tenho quase toda a obra de Jorge Amado em edições que me custaram muito pouco. Assim, ontem encontrei esta da Europa-América (do tempo em que ainda faziam edições que se podiam ler com gosto) a um euro. Nice! Da Maria Alberta Menéres, autora que muitas vezes se lê nas escolas, trouxe este À beira do lago dos encantos também por um euro. De Steinbeck trouxe A Pérola, por um euro (isto parece a "europoupança" do McDonalds), e deixem-me dizer-vos que traz na folha de rosto a dedicatória mais curiosa que já vi num livro usado. Diz assim: «Para a Tatiana, aluna que tem desempenhado o seu cargo de Delegada de Turma de forma exemplar. Obrigado! Gonçalo M.». Será que o Gonçalo M. sonha que a exemplar Delegada de Turma despachou o livro na Feira da Ladra?...

Por um euro cada trouxe ainda Os Cadernos do Major Tompson (análise caricata do povo francês na década de cinquenta, feita por um suposto jornalista inglês: pareceu-me ter piada, embora acredite que esteja datadíssimo), Contos a Ninon, de Zola, A Fidalguinha da Levada (para oferecer à mãe), O Regabofe, de Zola também, e um volume de Histórias Fantásticas de Charles Dickens e Walter Scott.

Mas a coisa não ficou por aqui. Comigo, por dois euros, veio também uma recolha de contos espanhóis (me gustan mucho) que não entrou na foto anterior por ter a lombada um pouco danificada.


Todavia, "a coisa preferida" que trouxe da feira ainda não vos foi apresentada. É mais um item para enriquecer uma das colecções que faço (pronto, ficam a saber de que trata uma das minhas colecções) e corre o sério risco de vir a tornar-se um dos meus objectos favoritos dessa colecção. Assim, de um dos alfarrabistas que estão junto à Feira da Ladra trouxe, por uma bagatela, uma edição do Quixote de 1905 (do tempo em que Quixote se escrevia ainda com «ch»). O que me fez apaixonar-me por ela, para além do facto de ser uma edição antiga do meu livro favorito, foi o facto de trazer uma anotação na folha de rosto magnificamente desenhada pela caligrafia perfeita do primeiro dono desta edição, o senhor Plínio Ventura, de Coimbra. Diz assim (transcrevo tal como está): «Começou de se annotar a 1 de setembro de 1905, levando 147 horas de trabalho. Coimbra, 28 de Setembro de 1906. Plínio Ventura». Este senhor, minha gente, anotou cuidadosamente todo o livro! Lindo!




E pronto. Cheira-me que não devemos demorar muito a voltar à Feira da Ladra...

2 comentários:

  1. Assim vale a pena, livros baratos e bons! ficas-te toda contente com essa ida à feira e pelos vistos voltas! :p

    ResponderEliminar
  2. Uma feira muito proveitosa pelo que vejo ^^

    ResponderEliminar