sexta-feira, 10 de agosto de 2012

El mundo



«El mundo es la calle de tu infancia.»

Ontem, depois do Hotel Majestic, ainda consegui começar este. Nele, o autor Juan José Millás conta-nos como foi sua infância e conta-nos os seus medos, os seus anseios, as suas dúvidas, os seus lugares e as suas brincadeiras desse tempo. Do pouco que já li ocorreu-me que conhecer o menino é conhecer o homem. E parando um bocadinho para pensar em algumas pessoas que com quem me fui cruzando, verifico que não raras vezes isto é mesmo verdade.

Na edição portuguesa o livro chama-se, obviamente, O Mundo e é públicado pela editora Planeta.

2 comentários:

  1. Já olhei para este livro várias vezes. Nunca li nada do autor.
    Fico a guardar comentário do livro para ver se me ajuda a decidir a ir buscá-lo ao inst. cervantes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá C.,

      Olhe, há uns anos recebi não sei onde um marcador de páginas com publicidade a este livro (à edição portuguesa) e, por manias, transformou-se no meu marcador de estimação. Adoro a imagem da bicicleta e, mais ainda, a frase que aqui coloquei sob a imagem da capa. Andei, depois de ver o marcador, a namorar o livro e de ontem para hoje já li um bom bocado. É ainda cedo para tecer um comentário geral mas está a ser, até agora, uma leitura muito agradável. Os episódios da infância do narrador (e também autor), a sua relação doentia com a mãe e a sua admiração / rejeição pelo pai, assim como todas as outras figuras que compõem esta narrativa são muito, muito interessantes. Das relações mais simples às mais complexas, das brincadeiras de garoto até aos sentimentos mais sérios, tudo o que compõe uma infância parece-me estar aqui. Espreite o livro, espreite. Tem fama de ser bom e, pelo que já li, também tem o proveito.

      Ah, e novamente: a leitura no original torna a experiência muito mais divertida. :)

      Eliminar