quarta-feira, 15 de agosto de 2012

À cabeceira agora


Ontem comecei este. São setecentas longas páginas, mas o livro tem fama de ser fantástico. Vamos lá a isso, então.

4 comentários:

  1. Olá :),
    Antes de mais digo que o "El Mundo" entra directamente para a lista de livros a ler este ano.
    Já o "Servidão Humana" tem momentos muito bem conseguidos, mas quando o li achei que a pouco mais de metade do livro, um dado relacionamento da personagem principal se torna repetitivo e mais não digo:D. Também o li depois do "Fio da Navalha" de que gostei bastante e que tem um ritmo diferente,a narrativa é mais fluída, toca aspectos filosóficos, a questão do ser, a condição humana (acho que o início do "Servidão" reflecte um pouco esse aspecto, mas como leitora queria a continuação).
    Boa Leitura:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, C.!

      Leia o "El Mundo". Muito honestamente acho que o que disse na quixotada sobre ele, pelo sono que já tinha e pelo desconforto no olho esquerdo que tem um derrame, não fez jus ao belíssimo livro que é. Na minha lista de blogues que sigo há um intitulado «Cuéntate la vida» e se por lá fizer uma pesquisazita encontrará uma outra leitura do livro de Juan José Millás, muito interessante e mais esclarecedora do que a minha (mas também com mais revelações...).

      Quanto ao "Servidão Humana", pedi-o e recebi-o no meu aniversário. A minha mãe, como sempre, rapinou-mo, começou a lê-lo primeiro e adorou. Andou alguns dias a falar no livro, disse que era daqueles que não se largavam, por isso fiquei com ainda mais vontade de o ler. O que diz (a questão da relação que se vai tornando repetitiva) parece-me ser um problema comum nos livros e um típico defeito de escritor. Não raras vezes um aspecto (e muito frequentemente uma relação) é esmiuçado até à exaustão. Talvez o escritor o veja como uma forma de observá-lo sob vários ângulos, porém o leitor, que não é tonto nem pode ser tomado como tal, aborrece-se. Vamos lá ver como percebo a coisa. Por enquanto o Philip ainda é uma criancinha a quem acabou de morrer a mãe.

      Obrigada e boas leituras para si também. :)

      Eliminar