domingo, 12 de agosto de 2012

Um casamento e três anos lectivos

Num ano lectivo pode caber muita coisa, mas em três anos lectivos caberá muito mais. Especialmente se tivermos entre catorze e dezassete anos, altura em que todo o mundo parece encaixar na duração de um ano escolar. Por isso, quem connosco partilha esse tempo, quem se mantém ao nosso lado durante tantos meses e na memória durante os anos que se seguem merece um lugar especial no nosso coração.

Ontem estive no casamento daquela que foi a minha colega de carteira durante todo o ensino secundário. Quando éramos miúdas, falámos tanto sobre o futuro, sobre os sonhos, sobre rapazes, sobre tantos disparates que não consegui deixar de sentir um nó na garganta quando a vi vestida de noiva a tirar fotografias. O tempo passou e a minha colega já não estava sentada comigo na aula de Francês a trocar bilhetinhos A4 (não éramos lá muito discretas...), esperando que a professora não visse. Estava ali, linda, sorridente, vestida de noiva, pronta para dar um passo novo na sua vida. Mas, minha gente, fiquei tão feliz por ela, tão alegre pela alegria dela que até fiquei espantada. Foi um nó na garganta, uma nuvenzinha nos olhos, mas foram sensações boas.

O casamento foi maravilhoso, como os noivos bem mereciam. Por muitos anos que viva nunca esquecerei o momento em que o padre resolveu cantar o «Aleluia» de um modo peculiar, deixando metade da assistência a segurar o riso até às lágrimas. Assim como não esquecerei a sensação boa que é ver duas pessoas cujo namoro vimos começar (e até demos um empurrãozinho) dizerem o tão esperado «sim». Foi, em meu entender, um casamento perfeito como nunca tinha visto.

Por isso e por tudo o que ficou para trás algures entre os muros da escola secundária, só posso desejar-lhes uma vida tão bonita quanto foi o seu casamento. Só posso desejar-vos (na esperança de que venham a ler esta quixotada) que o futuro vos traga apenas coisas boas. Eu cá estarei, como ontem, para vos aplaudir.

1 comentário:

  1. Realmente o tempo voa, e nestas alturas a gente pensa o quão rápido que tudo passou. e é bom acompanhar o crescimento, a evolução e os rumos das vidas dos nossos colegas. :) beijinho

    ResponderEliminar