sábado, 29 de dezembro de 2012

Quixotada sem título

Todos nós sabemos que nos esperam dias de perdas em que veremos partir aqueles que mais amamos até que, por fim, chegue a nossa vez. Porém, nada nos prepara para essas horas e, quando elas chegam, doem como se nunca tivéssemos percebido a inevitabilidade do acontecimento. Dizem que isto faz parte da vida e eu acredito porque não tenho razões para duvidar: tem sido sempre assim e será de igual modo até ao final dos tempos.
 
Hoje recebi uma notícia. Melhor: o prenúncio de uma notícia que acabará por chegar e que será ainda pior do que a de hoje. E o que faço com o que sei e com o que sinto? Choro já tudo ou engulo e guardo para depois? Entro em 2013 com festa e alegria, esquecendo o que sei ou deixo-me estar quieta precisamente porque sei que o próximo não será, certamente, ano de festa?
 
Não sei o que faça nem sei o que fazer com isto que sinto neste momento. Parece que todo o ar do mundo desapareceu de repente e até respirar se torna difícil. Parece que não há nada com sentido que possa fazer agora e que tudo é demasiado pequenino e estúpido. Tudo me parece nada quando penso que alguém que quero bem está a despedir-se aos poucos da vida. Os meus livros parecem-me pouco importantes. Os meus Quixotes parecem-me futilidades. As coisas de que normalmente gosto parecem-me tão minúsculas perante a realidade daquilo que sei que hoje nem sequer gosto delas. O que se faz quando isto acontece? Quando o coração dói e o ar desaparece porque somos demasiado impotentes perante a doença de outro? O que se faz quando quando já não há mais nada a fazer?...

3 comentários:

  1. Creio que é nestes momentos que uma pessoa acaba por se devotar à vida rotineira do dia a dia, sem pesar muito em seja o que for. De qualquer maneira, isto não é um conselho. Cada um tem a sua maneira de ultrapassar as coisas.

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de te responder, mas eu vivi um pouco de perto com pessoas que estiveram no IPO, em cuidados paliativos quando já não resta mais nada a fazer, resta pois, resta-nos proporcionar-mos o melhor de nós, dar o melhor que sabemos todos os dias e tornar todos os dias especiais. POrque temos de aproveitar agora enquanto cá estamos, enquanto podemos. Desejo-te muita força para 2013, espero que consigas arranjar estratégias para fintar a dor e sorrir e fazer essa pessoa especial. Estará sempre no teu coração e disso nunca duvides.

    Desculpa o comentário ser longo, talvez não ajude muito.. um beijinho querida. Boas entradas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. :) É realmente muito difícil e muito triste. Não sei muito bem como lidar com isto... Obrigada pelo comentário e pelo apoio. :) Um beijinho e um bom ano para ti.

      Eliminar