segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Coisas preferidas XV


Ah minha gente, quem me quer ver contente põe-me a ver o Balas e Bolinhos! Gosto dos dois, mas tenho uma predilecção especial pelo segundo. Já o vi tantas vezes que já consigo reproduzir de cor algumas das falas. Vê-se tanto programa e filme português a tentar ter graça e a cair no maior dos ridículos e depois temos estes quatro senhores (cujos rabos podem ver na imagem) e só com um palavrão pronunciado com um vincado sotaque portuense levam uma pessoa às lágrimas de tanto rir.

Os que querem humor refinado, cheio de referências culturais podem esquecer. É palavrão atrás de palavrão, conversas para lá de ordinárias, burrice atrás de burrice, mas é hilariante. Os rabos da imagem pertencem às personagens: quatro pobres bandidos, liderados por um ex-condenado que entretanto emigra para a Líbia e que sonha em casar e ser o homem da casa (leia-se dar porrada na mulher). Os outros são um drogado que mal se tem de pê e que não produz duas sílabas seguidas; um chulo responsável por um «negócio de carnes» que inclui as prostitutas Vitalina e Mariline (esta última uma meretriz muito revoltada com o pouco sucesso do negócio) e que tem um polo negativo na ponta do dedo indicador e um positivo nas narinas; e, por fim, um desgraçado pequenito de voz nasalada que no primeiro filme vende droga a putos gordos nas escolas, vivendo revoltado, neste último, por ter sido despedido do filme pornográfico em que participava e que acha sempre que guardar coisas na roupa interior é o mesmo que guardá-las nos bolsos. Tirando o cheiro que fica, claro... Só classe, como vêem.

A verdade é que daquilo que nos últimos anos o nosso belo país fez em matéria de humor, daquele humor que arranca gargalhadas até nos saltar a garganta, estes filmes serão mesmo das melhores coisas. Façam assim, num momento em que precisem de rir a bom rir e que não estejam para grandes erudições, socorram-se do Balas e Bolinhos e de um saco de gomas. Vão ver que ganham anos de vida!

Notinha fofa: Eu avisei, na primeira quixotada de todas, que isto ia ser assim. Já levaram com muita erudição, hoje levam com Balas e Bolinhos. E é bem bom!

Sem comentários:

Enviar um comentário