domingo, 15 de janeiro de 2012

Bons exemplos

Acabei de ver a Grande Reportagem da SIC e estou deslumbrada com o trabalho que uma professora de Língua Portuguesa no 2.º ciclo desenvolveu com os seus alunos do 6.º ano e as respectivas famílias. No fundo, o projecto consistia em ler, na escola com os alunos, contos que depois estes eram incumbidos de ler às famílias, em casa. No final, os pais deviam fazer o registo da sua opinião sobre o que tinham achado da história.

A própria professora ficou espantada com os resultados: boa parte das famílias aderiram ao projecto e, a partir daqueles pequenos contos, retomaram hábitos de leitura que haviam perdido com os avanços e recuos da vida. Alguns passaram, até, a frequentar bibliotecas e a procurar outros textos.

Os miúdos andavam felizes da vida com este exercício e, quando o ano lectivo chegou ao fim, pediram à escola que os deixassem continuar, ainda que a professora não lhes continuasse a dar aulas. E hoje, devido àquela ideia inicial, vão à escola primária da zona ler para os meninos mais novos. No fundo, vão transmitir-lhes o amor pelas letras que adquiriram com aquela professora. Mais: os alunos que passaram por tal experiência notam uma melhoria nas notas, na capacidade de compreensão e no desempenho na leitura.

Acho e sempre achei que a leitura é fundamental para sermos mais espertos, para estarmos mais despertos e para compreendermos melhor tudo o que nos rodeia. O que acontece, infelizmente, é que hoje em dia não gostar de ler está mais na moda do que amar os livros e a leitura. Muitos miúdos não têm qualquer vontade de ler e preferem mil vezes a interacção com um computador. É por isso que projectos como este são valiosos: mostram aos jovens um mundo novo por descobrir e a capacidade de o fazerem por si próprios.

Gostei muito do que vi e fiquei muito contente por ver um canal de televisão dar tamanho destaque a uma experiência como esta. Professoras como aquela são tesouros e vale a pena olhar para projectos assim que, efectivamente, podem mudar um panorama que por agora vai sendo negro.

Sem comentários:

Enviar um comentário