quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

As lindas

Há um fenómeno que devia ser estudado por cientistas, sociólogos, psicólogos e quem mais vos ocorra. E qual é?, perguntam avidamente os quatro leitores e meio que visitam este blogue. Eu, fazendo verdadeiro serviço público, explico. 

O fenómeno de que falo e que designo livremente como "As lindas" acontece nas redes sociais, concretamente no Facebook, que é a única que tolero. Consiste no seguinte: uma mulher (porque geralmente isto é coisa de gajas) publica uma foto sua (não raramente uma selfie manhosa ao espelho) com uma legenda absolutamente oca, ou, em alternativa, com uma daquelas coisas do género "A sentir-se misteriosa...". Bom, publica esta pérola bastante necessária para que o mundo se mantenha nos seus eixos e espera. Espera o quê?, perguntam os três leitores e meio que visitam o "As Minhas Quixotadas" (é que um abandonou a leitura a meio). Espera os likes e os comentários. E é precisamente aqui que nascem as lindas. Ora vasculhem bem na vossa memória e vejam se não bateram já "ojólhos" nisto: gaja publica foto supostamente bonita ou sexy, coloca uma legenda que não quer dizer nada ou que pretende apenas (e mal, geralmente) justificar a publicação extemporânea de uma imagem puramente narcisista; depois seguem-se as reacções dos amigos, dos amigos dos amigos e é um fartote. Por feia que seja, por ridícula ou despropositada que seja a foto e por desprovida de lógica que seja a legenda, ergue-se imediatamente um coro de outras gajas que desatam a comentar "Linda!", ou "Miga, és linda", ou ainda a que mais me irrita, "Simplesmente linda". E puf!: tal como uma linda flor desabrocha de um dia para o outro na primavera, tal como o Pico faz surgir o Chocapic, assim nasce uma "linda". Pode ser feia que nem uma parede com mofo, pode estar mais despida que eu quando nasci e parecer mais rameira que linda, pode estar numa posição pouquíssimo natural e mais digna de preocupação médica do que de elogios, mas para várias almas cujos olhos vêem onde eu não enxergo, a criatura é "Simplesmente linda". É ou não é coisa que se estude?! Tanto merece ser estudada a autora da publicação que, obviamente, padece de extrema falta de atenção e encontra no Facebook forma de chamá-la para si; como merecem ser estudadas as meninas que aparecem logo a comentar de forma tão pouco original tais fotos. Se eu recebesse cinco euros por cada vez que assisto a isto, estaria provavelmente a escrever esta quixotada no Dubai, no mais caro hotel do sítio. 

Mas agora falando mais a sério. Esta procura de aprovação pelos outros, este desejo de ser apreciado por terceiros e este pedido de atenção que é tão pouco discreto parecem-me preocupantes. É mesmo como se algumas pessoas necessitassem deste combustível para se sentirem bem consigo próprias. E depois a necessidade que outros têm de correr a comentar o que não merece ser  comentado, pespegando ali um elogio que será igual a vários outros, que é o típico "falo para não estar calada" é coisa para me fazer confusão. O narcisismo que impera nas redes sociais e a corte de aduladores prontos a tecer elogios ocos à esquerda e à direita são de uma pobreza de conteúdo atroz. Era enrolar um jornal Expresso (apenas porque tem vários cadernos) e dar-lhes uma nalgada com ele, enquanto repetimos: tu, pára de te exibir que ninguém acredita nessa falta de naturalidade; e vocês, parem de ser carneiros que só conhecem uma frase! Irra! Até a Rosinha, a boneca que falava nos idos de noventa, conseguia dizer frases mais variadas do que a porcaria do "És simplesmente linda". 

E pronto. Era isto. Neste momento já só há três leitores. O meio seguidor (????) desistiu algures no primeiro parágrafo. Provavelmente, foi tirar umas selfies e dizer ao mundo que está "a sentir-se pensativo", na esperança de que alguém lhe pergunte porquê... É um lindo!

4 comentários:

  1. Aahahahahahahah, obrigada por me fazeres rir logo pela manhã. Já agora, a minha rede social favorita é o Instagram. As fotos são incríveis, há instagramers com páginas ao nível de Pinterest, e alguns só de viagens (snif!). Enfim, e até é uma rede social quase sem caras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tenho muita paciência para redes sociais, confesso. Uso o Facebook porque sempre há algumas coisitas que gosto de seguir (como alguns jornais, por exemplo), mas acho que aquilo transforma-se rapidamente na feira dos horrores. Vejo as pessoas fazerem cada coisa que quase hiperventilo. Às vezes só me ocorre mesmo a palavra "oco" para designar o que por ali vai. Há dias em que ainda me rio com o disparate, mas há outras em que não consigo e lamento mesmo este desejo narcisista de muitas pessoas de se porem em destaque com motivos muito parvos e fotos ainda mais idiotas. Mas, hei, para metade do mundo essas pessoas são "simplesmente lindas". God!!!!

      Eliminar
  2. Ahaha obrigada!
    Que saudades que eu (não) tenho do facebook.

    ResponderEliminar
  3. Ahahah!! Já tinha reparado nesse "fenómeno", e acho simplesmente e lindamente ridículo. Tanto por parte dos modelos, que apenas procuram protagonismo oco, como os que comentam, cuja "lindeza" é apenas uma forma "de aparecer" e cair nas boas graças do modelo. Parece que é uma troca de likes e de tontices. Não tenho pachorra e estou com gripe (lol!).
    ****

    ResponderEliminar