domingo, 5 de junho de 2016

O relógio satânico

A minha vizinha de baixo (acho que já vos falei dela: fala ao telefone de maneira a ser ouvida em Viana do Castelo e assiste em decibéis pouco recomendáveis aos programas da SIC com videntes) é uma senhora velhita que deve ouvir mal (mas que espirra de maneira a que todos a escutem e tremam com isso). Com certeza devia achar que ter o telefone a tocar num som bem elevado às sete da manhã, que falar ao telemóvel aos gritos e que assistir às tarólogas da TV com a televisão no máximo não era suficiente. Vai daí e arranjou uma m**** capaz de arruinar a paciência a um santo e de pôr uma pessoa a ter ideias violentas: a minha querida vizinha de baixo arranjou uma porcaria de um relógio de pêndulo. 

Ou seja: a horas certas sou brindada com uma música e as respectivas badaladas logo de seguida. Às meias horas só recebo a musiquinha. Imaginem um prédio em silêncio de noite em que, subitamente, parece que vos estão a chamar para as Avé-Marias através do sino da igreja. É mais ou menos o que sinto. Até dou por mim a contar badaladas para saber as horas quando, na realidade, devia estar a dormir!

Eu pergunto-me quem é que hoje, século XXI, acha porreiro ter em casa um causador de chinfrineira a horas certas. Aquilo nem sequer é muito bonito (se bem que nunca lhe vi o relógio). Ficava bem nos filmes do Poirot, mas custa-me a crer que fique bem numa casa dos arredores de Lisboa e programadinho para tocar com pontualidade britânica. 

Portanto agora acordo com uma musiquinha e badaladas, depois a senhora recebe uma chamada e grita para o telefone enquanto liga a TV e vê a taróloga (ou suas aprendizes que só dizem disparates como aquela que deu uns belos conselhos a uma alegada vítima de violência doméstica) aos gritos, espirrando bem alto de vez em quando para quebrar este “silêncio" todo.


Nota: Não sei como é o relógio da vizinha, mas eu imagino-o assim. A imagem saiu daqui.

3 comentários:

  1. A minha tia tem um, mas mora num casarão :/

    ResponderEliminar
  2. Já tive uns vizinhos que tinham uma geringonça do género. Pensava que estava a ouvir coisas do além... mas depois parou. Provavelmente outro vizinho foi lá ameaçar atirar o relógio pela janela... ou os donos =P
    ****

    ResponderEliminar