domingo, 29 de abril de 2018

Sacrificar Livros

Enquanto andei desaparecida pelos motivos que todos já conhecem, a C., do blogue «O meu reino da noite», desafiou-me para responder a algumas perguntas bastante engraçadas sobre livros. Neste caso, livros mauzinhos que eu usaria para as mais variadas funções à excepção da mais óbvia: lê-los. Mais de um mês depois, aí vai a minha participação.

1. Um livro muito falado: Vamos começar com um Apocalipse de zombies! Digamos que estás numa livraria, apenas a ver, quando BAAM! ATAQUE ZOMBIE! Um anúncio é feito através do sistema de som a dizer que o exército descobriu que a única fraqueza dos zombies são livros muito falados. Qual o livro, que todos dizem que é fantástico mas que tu odeias mesmo, começas a mandar aos zombies sabendo que vai contar como um livro muito falado eliminando assim os zombies com sucesso? 

Ai que problema... Acho que com a minha lista de ódios conseguia dar cabo dos zombies num instante. Mas vamos lá ver... Acho que começava por arremessar os livros do Pedro Chagas Freitas e passava depois para as Cinquenta Sombras de Grey, embora desconfie que depois do Prometo Falhar já não houvesse zombie nenhum nas redondezas.

2. Sequela: Digamos que acabaste de sair do cabeleireiro com um novo corte de cabelo BOMBÁSTICO e BOOOM, chuva torrencial! Que sequela estás disposto a usar como guarda-chuva para te protegeres? 

Provavelmente seria O Mundo Sem Fim, do Ken Follet. Se Os Pilares da Terra é mau, a continuação não deverá ser melhor.

3. Um clássico: Digamos que estás numa aula e o teu professor de português está a falar e a falar de como este clássico mudou o mundo, como revolucionou a literatura e tu cansas-te tanto de ouvir isso que lhe atiras o clássico mesmo à cara. Porque sabem que mais? Este clássico é estúpido e vale a pena seres castigado só para mostrares a todos como te sentes! Que clássico atirarias? 

Fácil, fácil: Eurico, o Presbítero. Odiei. Lê-lo foi um sofrimento por que ninguém merece passar.

4. O livro que menos gostas na vida: Digamos que estás a passar algum tempo na biblioteca quando BAAM o aquecimento global desaparece e o mundo lá fora torna-se um terreno congelado. Estás preso e tua única hipótese de sobrevivência é queimar um livro. Qual o primeiro livro para o qual corres, o livros de que menos gostas na vida? Que livro não te arrependerias minimamente de queimar?

Queimaria com gozo qualquer livro de auto-ajuda que me aparecesse pela frente. E da Nora Roberts. E da Danielle Steel, e do Nicholas Sparks, e da Sveva Coiso, e do Pedro Chagas Freitas. Nem pensava duas vezes. Aliás, nem precisava do cenário de «terreno congelado» para sentir vontade de os queimar.

Não vou indicar aqui outros blogues para responderem a estas questões, mas se quiserem responder a alguma delas com a vossa experiência enquanto leitores, podem sempre fazê-lo na caixa de comentários. Entretanto, boas leituras!

2 comentários:

  1. Adoro como todos os cenários são apocalípticos e/ou envolvem violência. Menos o do cabeleireiro, vá :) e adoro como a tua resposta à 4 é basicamente a estante da minha mãe (menos Chagas Freitas, ela ou não conhece ou ainda tem uma réstia de dignidade)

    ResponderEliminar
  2. ahahahah adorei as tuas respostas! não importa que tenhas demorado mais tempo... a tua última resposta, preach!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar