sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Chora, Camões, chora... XX

A aplicação «Notícias ao Minuto» é pródiga nos ataques à língua portuguesa. Por isso gosto de visitá-la todos os dias. Masoquista.

Ora, como não estou a conseguir publicar quixotadas com imagens a partir do telemóvel, a primeira foto já tem alguns dias. Mesmo assim, gosto tanto dela que não podia deixar de partilhá-la convosco.


Os sublinhados pré-históricos são, claramente, meus. Ora, «lembram-os» é coisa que não lembra a ninguém. Aprende-se na escola que quando o verbo termina em som nasal, aos pronomes «o», «a», «os», «as» acrescenta-se um «n». De outra forma, seria até difícil pronunciar a palavra. Experimentem dizê-la estando com o nariz entupido... Ah pois, e ainda se diz que a língua portuguesa só nos complica a vida!

Também se costuma «ser suspeito de» fazer alguma coisa, pelo que a escolha da preposição no artigo não foi a melhor. Ainda assim, consegue ser menos má quando comparada com a colocação de vírgulas na frase seguinte, uma vez que parece que alguém se esqueceu de colocar uma antes de «embora» de forma a isolar a oração subordinada.

O próximo exemplo é tão, mas tão óbvio que nem vou tecer qualquer comentário. Não, mentira: vou. Não consigo não dizer isto... Onde anda o trabalho de revisão?! É que cada vez que percebo que ele não existe, não consigo evitar perguntar-me por que raio estou eu desempregada.



1 comentário: